Alan Rios, Jéssica Eufrásio
postado em 04/11/2018 07:00
Após meses de preparação, candidatos prestam, hoje, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 13h, horário de Brasília, e já com os relógios uma hora adiantados devido ao horário de verão. O dia será dedicado às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.513.727 inscrições foram homologadas.
Os participantes podem consultar o número de inscrição, local de prova, opção de língua estrangeira escolhida, além das datas e dos horários do exame por meio do Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante, no site do Enem, ou do aplicativo Enem 2018. Para acessar, é necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. No dia das provas, o candidato deve apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação oficial com foto (versões digitais não serão aceitas) e apenas canetas esferográficas de material transparente são permitidas (veja quadro).
Preparação
Thaís Cristina segue todas as recomendações. A estudante de 19 anos quer cursar medicina e fará o Enem pelo terceiro ano seguido, então sabe o que fazer para evitar imprevistos: ;Chego sempre com uma hora de antecedência, no mínimo;.
Outro alerta importante é cuidar do lado psicológico, pois muita gente fica nervosa com a aproximação do dia da prova. Nessas horas, a tranquilidade deve ser aliada dos candidatos, como aconselha Denise Maria Carneiro, que fará o Enem aos 50 anos. ;Já tenho graduação, mas sempre sonhei em cursar direito;, afirma. ;Estou tranquila, porque vou fazer por uma questão pessoal, não profissional, para entrar no mercado, como a maioria dos mais jovens. Se eu pudesse dar dicas, diria para eles terem calma e lerem bem a prova;, disse Denise.
Thaís e Denise participaram ontem de um aulão preparatório promovido pelo curso Exatas, com 500 estudantes. O professor de geografia Washington Neto, um dos coordenadores e criadores da iniciativa, ressalta a importância de usar estratégias como essas para despertar o interesse dos alunos. ;Nossa principal missão é sedimentar na cabeça dos 500 alunos o conteúdo que eles aprenderam ao longo do ano;, detalha. Como dica para o exame, o professor destaca: ;É preciso controle emocional, uma boa noite de sono e focar na alimentação;.
Anote!
Veja o passo a passo dos procedimentos da prova de hoje
HORÁRIOS DAS PROVAS*
12h ; Abertura dos portões
13h ; Fechamento dos portões
13h a 13h30 ; Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 ; Início das provas
19h ; Término das provas no primeiro dia (4/11)
18h30 ; Término das provas no segundo dia (11/11)
*Horário de Brasília
CRONOGRAMA
4 de novembro (domingo)
Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias
11 de novembro (domingo)
Provas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias
14 de novembro (quarta-feira)
Publicação dos gabaritos e cadernos de questões
18 de janeiro de 2019 (sexta-feira)
Divulgação dos resultados individuais
Março 2019 (datas a confirmar)
Divulgação dos resultados dos treineiros e dos espelhos de redação
PROVAS
; O cartão-resposta e a folha de redação terão o nome do estudante e virão encartados no caderno de questões.
ANTES DE COMEÇAR
; Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova.
; Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação.
; Confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.
; Destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.
ENTRADA E SAÍDA
; Os portões abrem às 12h e se fecham, impreterivelmente, às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30.
; Depois das 13h, será proibido ir ao banheiro sozinho.
; No primeiro domingo, os estudantes têm até as 19h para fazer as provas.
; A saída é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de provas.
; Saída liberada com o cartão de provas às 18h30 (horário de Brasília).
OBRIGATÓRIO
; É obrigatória a apresentação de documento oficial original com foto. Valem como tal: registro geral (RG), identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, carteira de trabalho, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e carteira de habilitação.
; É obrigatório marcar o cartão de respostas com caneta esferográfica preta e fabricada em material transparente.
; Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão de confirmação, o Inep recomenda levá-lo, de modo a conferir as informações, caso necessário.
; Quem perdeu ou teve o documento roubado precisa apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de prova.
; Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.
- Registros de ocorrências na aplicação devem ser apresentados via Página do Participante.
PROIBIDO
; Dispositivos eletrônicos: telefones celulares, calculadoras, agendas eletrônicas, wearable tech, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes.
; Material escolar: borracha, caneta de material não transparente, corretivo, lápis, lapiseira, impressos e anotações.