Enem

Chegou a hora do Enem

Mais de 5,5 milhões de pessoas devem participar do primeiro dia de provas hoje. DF terá reforço nos serviços de transporte coletivo, com mais ônibus em circulação em dois períodos da tarde e metrô com horário de operação estendido

Jéssica Eufrásio, Alan Rios*
postado em 04/11/2018 11:10
Após meses de preparação, candidatos prestam, hoje, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 13h, horário de Brasília, e já com os relógios uma hora adiantados devido ao horário de verão. O dia será dedicado às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.513.727 inscrições foram homologadas.
Cerca de 500 candidatos participaram de aulão promovido por cursinho na véspera do exame: descontração e foco para garantir bom resultado

Os participantes podem consultar o número de inscrição, local de prova, opção de língua estrangeira escolhida, além das datas e dos horários do exame por meio do Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante, no site do Enem, ou do aplicativo Enem 2018. Para acessar, é necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. No dia das provas, o candidato deve apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação oficial com foto (versões digitais não serão aceitas) e apenas canetas esferográficas de material transparente são permitidas (veja quadro).

Preparação

Thaís Cristina segue todas as recomendações. A estudante de 19 anos quer cursar medicina e fará o Enem pelo terceiro ano seguido, então sabe o que fazer para evitar imprevistos: ;Chego sempre com uma hora de antecedência, no mínimo;.

Outro alerta importante é cuidar do lado psicológico, pois muita gente fica nervosa com a aproximação do dia da prova. Nessas horas, a tranquilidade deve ser aliada dos candidatos, como aconselha Denise Maria Carneiro, que fará o Enem aos 50 anos. ;Já tenho graduação, mas sempre sonhei em cursar direito;, afirma. ;Estou tranquila, porque vou fazer por uma questão pessoal, não profissional, para entrar no mercado, como a maioria dos mais jovens. Se eu pudesse dar dicas, diria para eles terem calma e lerem bem a prova;, disse Denise.

Thaís e Denise participaram ontem de um aulão preparatório promovido pelo curso Exatas, com 500 estudantes. O professor de geografia Washington Neto, um dos coordenadores e criadores da iniciativa, ressalta a importância de usar estratégias como essas para despertar o interesse dos alunos. ;Nossa principal missão é sedimentar na cabeça dos 500 alunos o conteúdo que eles aprenderam ao longo do ano;, detalha. Como dica para o exame, o professor destaca: ;É preciso controle emocional, uma boa noite de sono e focar na alimentação;.

Anote!

Veja o passo a passo dos procedimentos da prova de hoje

HORÁRIOS DAS PROVAS*

12h ; Abertura dos portões
13h ; Fechamento dos portões
13h a 13h30 ; Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 ; Início das provas
19h ; Término das provas no primeiro dia (4/11)
18h30 ; Término das provas no segundo dia (11/11)
*Horário de Brasília

CRONOGRAMA

4 de novembro (domingo)
Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias

11 de novembro (domingo)
Provas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias

14 de novembro (quarta-feira)
Publicação dos gabaritos e cadernos de questões

18 de janeiro de 2019 (sexta-feira)
Divulgação dos resultados individuais
Março 2019 (datas a confirmar)
Divulgação dos resultados dos treineiros e dos espelhos de redação

PROVAS

; O cartão-resposta e a folha de redação terão o nome do estudante e virão encartados no caderno de questões.
ANTES DE COMEÇAR

; Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova.
; Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação.
; Confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.
; Destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

ENTRADA E SAÍDA

; Os portões abrem às 12h e se fecham, impreterivelmente, às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30.
; Depois das 13h, será proibido ir ao banheiro sozinho.
; No primeiro domingo, os estudantes têm até as 19h para fazer as provas.
; A saída é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de provas.
; Saída liberada com o cartão de provas às 18h30 (horário de Brasília).

OBRIGATÓRIO

; É obrigatória a apresentação de documento oficial original com foto. Valem como tal: registro geral (RG), identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, carteira de trabalho, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e carteira de habilitação.
; É obrigatório marcar o cartão de respostas com caneta esferográfica preta e fabricada em material transparente.
; Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão de confirmação, o Inep recomenda levá-lo, de modo a conferir as informações, caso necessário.
; Quem perdeu ou teve o documento roubado precisa apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de prova.
; Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.
- Registros de ocorrências na aplicação devem ser apresentados via Página do Participante.

PROIBIDO

; Dispositivos eletrônicos: telefones celulares, calculadoras, agendas eletrônicas, wearable tech, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes.
; Material escolar: borracha, caneta de material não transparente, corretivo, lápis, lapiseira, impressos e anotações.

Clima e transportes


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Portanto, é possível que as condições do tempo impactem no tráfego do Distrito Federal. Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF), agentes atuarão monitorando, por meio de câmeras e mapas abertos, e patrulhando áreas com mais movimentação.

;Será bem parecido com o que houve nas eleições. Estaremos com carros nas áreas de maior fluxo, como escolas de grande porte ou as vias W4 e W5 Norte, além da L2 Sul. Vamos verificar a fluidez caso haja necessidade de intervir;, detalhou o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do órgão, Glauber Peixoto.

De acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), não há previsão de modificações nas rodovias de competência do órgão. Em relação aos ônibus, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que os coletivos operarão com reforço entre as 11h e as 13h e entre as 17h e as 20h.

Nesses intervalos, as linhas seguirão a tabela de sábado, com cerca de 100 ônibus a mais. No restante do dia, a operação será conforme a tabela de domingo (40% da frota em circulação). O metrô também terá alteração no horário de funcionamento. Tanto hoje quanto no próximo domingo, o serviço será estendido e os trens circularão das 7h às 20h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação