postado em 14/11/2018 09:55
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (14) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem). Vale ressaltar que o número de acertos não garante a nota final. Os resultados individuais serão divulgados em 18 de janeiro de 2019 no site do Inep.
Uma das questões da prova de Matemática suas Tecnologias do Enem foi anulada, segundo informou o Inep nesta terça-feira (13). A instituição explicou que a questão teria sido usada em um vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013, descumprindo os requisitos de ineditismo e sigilo do exame.
Confira o gabarito oficial dos quatro cadernos de provas:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias
Confira os cadernos de questões
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias
Onde posso usar minha nota do Enem?
Os candidatos que realizaram o exame podem utilizar a nota obtida para ingressar no ensino superior ou em processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho. Os resultados podem ser usados de quatro formas: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de instituições portuguesas. Já os que fizerasm o Enem para uma autoavaliação dos conhecimentos terá de esperar mais um pouquinho. Pelo menos 60 dias depois da divulgação dos resultados finais.
Sisu: é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
Prouni: tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.
Fies: programa do governo que financia cursos de graduação. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).