Publicidade

Correio Braziliense

Live de revisão atenta para o tempo escasso em matemática

Paulo Luiz, professor de matemática do Sigma, resolveu sete questões selecionadas por ele e alertou: desenvolver habilidades nas equações é fundamental


postado em 10/09/2019 15:30

A segunda live desta semana do Especial Enem trouxe matemática de volta ao debate. Nesta terça-feira (10), o professor Paulo Luiz, que leciona a disciplina no Centro Educacional Sigma, tratou de resolver sete questões de edições anteriores do exame, selecionadas por ele. Ele ressaltou a importância da administração do tempo e resolveu, passo a passo, itens que envolviam assuntos como taxas, parcelas, média aritmética, medianas e geometria.

Professor Paulo Luiz:
Professor Paulo Luiz: "Se reconhecer e saber quais são as limitações nos estudos" (foto: Reprodução)

A prática, segundo Paulo, é fundamental, uma vez que estamos há menos de dois meses da prova, que será aplicada em 10 de novembro. Revisar é fundamental – e revisar, em matemática, é botar a mão na massa e resolver questões. “Esta é a hora de focar nas nossas maiores dificuldades, de acordo com o que notamos em outras edições. O nível da prova tem subido em alguns pontos. Desse modo, se temos dificuldades em coisas básicas, temos que aprimorá-las”, diz.

Tempo disponível é escasso
No dia de aplicação, serão 90 questões ao todo, 45 de matemática e 45 de ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo disponível, de cinco horas, preocupa. “As equações necessárias gastam muito tempo, algo que não temos de sobra no Enem. A média é três minutos por questão. Então, é fundamental passar pelas médias e fáceis para sobrar tempo para as mais complicadas”, avalia. “Às vezes, somente o tempo necessário para resolver as contas já ultrapassa os três minutos.”

Para superar esse obstáculo, ele ressaltou a importância de simulados das escolas ou, se o candidato não estiver matriculado em uma instituição, separar tardes de estudo para responder edições anteriores do exame. “É importante que você se reconheça e saiba quais são as suas limitações nos estudos. Para cada prova desta, você vai pegar a prova de matemática e de ciências da natureza e separar uma tarde para resolvê-las. Tem que fazer isso marcando o tempo.”

Confira a resolução completa das questões:
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
Inep divulga gabaritos do Encceja PPL 20:19 - 15/10/2019 - Compartilhe

Inep divulga gabaritos do Encceja PPL

publicidade
publicidade
publicidade
Inep disponibiliza cartilha de redação 07:00 - 14/10/2019 - Compartilhe

Inep disponibiliza cartilha de redação