Enem

Saiba quais documentos são válidos para fazer o Enem

Não valerá a apresentação de documento digital em aparelho de celular, esclarece Inep

Eu, Estudante
postado em 12/09/2019 19:20
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), preparou uma lista sobre quais documentos valem como identificação oficial para acessar os locais de prova, em 3 e 10 de novembro.

Abertura dos portões do Enem: entrada pode ser com diversos documentos com foto
São muitas as possibilidades. Entre os documentos válidos, estão: cédulas de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, documento provisório de Registro Nacional Migratório, carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997, certificados de dispensa de incorporação e reservista, e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade.
Não serão aceitos documentos como certidão de nascimento ou casamento, carteira de estudante ou título eleitoral. Mesmo que algum dos documentos da relação acima estiver vencido, poderá ser aceito pelos aplicadores. A restrição vale para cópias simples, autenticadas em cartório ou documentos sem foto. Portanto, somente o original com foto garantirá a identificação para acessar o local de prova.

O que não vale

Também não valerá a apresentação de documento digital em aparelho de celular. Segundo o Inep, o documento apresentado precisaria ficar visível na mesa do candidato durante o exame, o que não é possível com o documento digital. Por questão de segurança, o celular será desligado, guardado e lacrado dentro da sala de prova. Vale lembrar que, pela primeira vez, o toque do celular durante a prova implicará em eliminação.


Outros cuidados

Participantes que perderam ou tiveram o documento roubado ou furtado deverão apresentar boletim de ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias do primeiro domingo do exame.

Quem apresentar a via original do documento oficial de identificação que esteja danificada, ilegível, com foto infantil ou que inviabilize a sua completa identificação, ou de sua assinatura, poderá realizar o Enem. Para isso, porém, deve se submeter à coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário oferecido pelo aplicador.

O Inep recomenda que o candidato imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve os dois para a sala do exame. Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação