Enem

Professores de ciências recomendam resolução de exercícios nesta reta final

Método é o melhor para mapeamento das maiores dificuldades em física, química e biologia

Jairo Macedo-Especial para o Correio
postado em 24/09/2019 17:28
A live do Especial Enem desta terça-feira (24) retornou às ciências da natureza. Desta vez, os professores do Sigma, Juliana Gaspar (química), Alessandro Reis (biologia) e Paulo Ferrari (física), resolveram questões de edições anteriores do exame, selecionadas por eles em função da recorrência delas na prova.
No bate-papo com a apresentadora Renata Rusky, eles contaram que esperam uma prova que não é fácil, mas coerente com os temas cobrados até aqui.
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Para saber quais são esses temas, basta botar a mão na massa e partir para a resolução de exercícios. ;Se você não começou a estudar, já está atrás da concorrência. É preciso ter clareza sobre a necessidade de um cronograma de estudo e notar, a partir dele, o que é preciso complementar;, diz Alessandro Reis. Ele dá a dica: ;Reveja os últimos exames e prepare as estatísticas do que mais cai;.

Revisão

A essa altura, Juliana Gaspar tem insistido neste caminho da revisão e resolução de questões com os alunos dela. ;Sempre vou defender que fazer exercícios é a melhor opção. Digo sempre, em sala de aula, que não adianta ficar lendo o livro e fazendo resumos. Não é mais a hora: agora é fazer e aprender com os erros;, afirma a professora de química. Ela observa que, em tempos de tanto conteúdo na internet, não é difícil encontrar resolução comentada dos itens. ;Você vê muito material comentado. É uma forma de aprender muito interessante. Geralmente, há uma semelhança entre as perguntas de outras edições e os assuntos cobrados;, garante.
Professores Alessandro (esquerda), Juliana e Paulo: resolução de questões é a dica dos professores do Sigma
;Você tem que fazer questões e, acertando ou errando, entender qual foi a intenção do avaliador ali. O que ele exigiu com aquela questão? Dessa forma, você vai fazendo e entendendo, não somente ;batendo ponto; sobre o volume de questões;, acrescentou Paulo Ferrari. ;Esprema cada item, explorar cada conceito.;

Regra de três

Os docentes partiram, então, para a resolução completa do banco de itens escolhidos por eles (assista acima). Juliana Gaspar observou que muito do conteúdo da prova é resolvido com base em aplicação simples de regra de três. ;É o modo mais fácil de achar a solução para várias questões.
Uma regra básica que ensino é que, na primeira linha da regra de três, você deve sempre procurar colocar massa molar, número de mols ou volume na condições normais de temperatura e pressão (CNTP);, afirma. Para ela, há um assunto cuja presença é certeira na parcela de química da prova. ;É fundamental saber de eletrólise, façam revisão a respeito, porque acredito que estará presente, sem dúvida;, diz.

Para física, a dica de Paulo Ferrari é mapear quais são os itens que podem ser descartados logo de cara. ;Lendo o item que sobrou, você confere se faz sentido;, observa. Para a disciplina de biologia, Alessandro Reis pontua: ;Historicamente, fisiologia vem sendo cobrada com situações do dia a dia. Se pensarmos em quadros de diabetes, é um contexto clássico e esperado. Ecologia fundamental também não se pode dar ao luxo de errar;.

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