Enem

Candidato já pode consultar cartão de confirmação da inscrição no ENEM

Mais de metade dos participantes já consultaram o cartão e descobriram seu local de prova. Até agora, foram mais de dois milhões de acessos ao portal

postado em 17/10/2019 19:41

Dos 5,1 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, 54% já consultaram os locais de provas no Cartão de Confirmação da Inscrição. Foram 2.724.975 acessos até as 18h28 desta quinta-feira, 17 de outubro. O cartão está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, desde o dia 16.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um vídeo com o passo a passo de como acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição. Outro tutorial auxilia na recuperação da senha, para quem não se lembra da que foi registrada no momento da inscrição. Nos dois casos, os procedimentos são simples e podem ser realizados em alguns segundos.

Participantes com dificuldade de acesso devem conferir qual informação pode estar incorreta, se o CPF, a senha, o e-mail indicado para recuperação de senha ou outro dado que o sistema pede para confirmar a autoria do acesso. Confira as orientações do Inep para cada caso:

;Esqueci a senha;

  • Acesse a Página do Participante.

  • Responda ao desafio de figuras.

  • Digite seu CPF.

  • Clique em "Esqueci minha senha".

  • Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo, responda ao desafio e clique em "Enviar senha".

"Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail cadastrado;

  • Acesse a Página do Participante.

  • Responda ao desafio das figuras.

  • Informe seu CPF.

  • Clique em ;Esqueci minha senha;.

  • Se você não tem acesso ao e-mail cadastrado na inscrição, clique em ;alterar e-mail;

  • Responda às perguntas feitas pelo sistema sobre dados pessoais cadastrados na inscrição.
  • Cadastre novo endereço de e-mail.

  • Confirme o novo e-mail.

  • Notificação da Página do Participante será enviada para o novo e-mail com a senha e para o e-mail cadastrado na inscrição.

"E-mail não chega": essa situação ocorre quando o participante informa um e-mail errado durante a recuperação de senha, ou quando a mensagem é considerada spam ou lixo eletrônico. Cheque a caixa de spam. Se não estiver lá, a alternativa é entrar em contato com o Fale Conosco do Inep, pelo autoatendimento ou pelo 0800 616161 e pedir a correção do e-mail após responder a uma série de perguntas de segurança.

É importante lembrar que é responsabilidade do participante acessar o documento que informa o endereço onde fará o exame.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação