Enem

Como lidar com a ansiedade na reta final para o primeiro dia de Enem

Contra o branco e a má administração do tempo, técnicas de respiração e alimentação balanceada antes e durante a prova são aliados dos candidatos

Daniela Santos*
postado em 21/10/2019 07:00
O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e, neste momento, entra em cena um dos vilões que pode colocar um ano inteiro de preparação a perder, a ansiedade. Falta de ar, taquicardia, náuseas, são alguns sintomas físicos desse transtorno. Hoje, o país lidera o ranking mundial de ansiedade, com 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população) convivendo com o problema, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
[FOTO1]
Há, ainda, outros problemas que podem prejudicar o desempenho do candidato ansioso. ;O funcionamento cerebral fica muito prejudicado em um momento de ansiedade. Pode dar bloqueios, o famoso ;branco;;, explica a psicóloga clínica Lídia Joffily. Outra dificuldade que ela observa é a concentração prejudicada, que leva o candidato a demorar na resolução dos exercícios. No Enem, o tempo é para lá de precioso: os candidatos dispõem de 5h30 no primeiro dia, em 3 de novembro, e 5h no segundo, em 10 de novembro. Não parece muito, se levarmos em conta que cada etapa traz 90 questões e, no primeiro dia, também a redação.

Administrar o tempo e o branco foi um problema que Leonardo Monteiro, 22 anos, enfrentou ao longo dos cinco anos em que fez o exame. ;Eu me preparava o ano inteiro, chegava confiante, mas, na hora em que abria a prova, ficava nervoso e me dava um branco total;, lembra ele. ;Comecei a pesquisar, assistindo a vídeos sobre como controlar a ansiedade. Então, quando bate o desespero, tento respirar, saio da sala e tomo uma água.;

O nível de estresse pode ser grande a ponto de desencadear uma crise de ansiedade. Foi o que ocorreu com Gabriela Rosa, 18, em 2018. ;O segundo dia de prova acabou para mim;. Ela, que não costuma ficar nervosa na hora da prova, descobriu que sofria do problema nesse dia. ;Isso me fez pensar que, na verdade, eu ficava ansiosa e não percebia. Era uma coisa que eu tinha e não sabia.;

Respire fundo

[FOTO3]Lídia Joffily explica que, em um estado ansioso, a respiração é a primeira função a ser afetada. Por isso, recomenda treinar exercícios de respiração e meditação. Mas só vale se começar agora: a técnica só funciona se houver preparação prévia e dedicação, garante. ;Na hora da prova, os estudantes não sabem como se acalmar. Então, é muito importante que a pessoa treine isso dias ou semanas antes para tentar regular bem.;

No curso Reciclagem Educacional, onde Gabriela e Leonardo estudam, os alunos encontram preparação no sentido emocional por meio de aulas de yoga e meditação, que buscam aliviar a tensão. Camille Capibaribe, 22, aprendeu a técnica e levou a prática para casa. ;Passei a fazer meditação todos os dias de manhã, que é uma coisa que me ajuda a viver o momento presente. Também testei fazer técnicas de respiração nos simulado;, garante. ;Próximo da prova, relaxo, intercalando descanso e estudo;, afirma Adriana Pacheco, 22. ;Tenho desacelerado o ritmo, pois cansaço mental não me favoreceria agora;, conta Julia Moreschi, 20.

Hoje, ferramentas on-line facilitam a vida de quem busca essas práticas de modo gratuito e prático. Lídia defende que são formas acessíveis para pessoas que não têm condições de fazer a orientação psicológica com um profissional, mas reitera que o ideal é que o aluno tenha um acompanhamento profissional e regular, que trabalhe sua ansiedade ao longo de sua preparação para o exame.

Preparação na véspera

Cursinho Reciclagem Educacional: ioga e meditação para acalmar a mente dos candidatosNo momento que antecede a prova, os candidatos se dividem entre apertar o ritmo de estudo ou diminuir a frequência, a fim de relaxar e descansar para o dia da prova. Neste período, o estudante de cursinho Caio Silva, 23, está aproveitando a reta final para focar nos conteúdos que mais pesam. ;Eu tenho estudado bastante neste mês. Resolvi diminuir mais essa parte de lazer e me dedicar para a reta final;, diz.

Tempo? Quase não sobra, mas o jovem luta para manter o equilíbrio. O ritmo de estudo é alto, mas Caio procura não ir além dos seus limites. ;Tento não me esforçar além do que a cabeça suporta. Esse desgaste já me atrapalhou em outras provas;, afirma. Bryan Lins, 20, teve experiência parecida. ;Das primeiras vezes que fiz o exame, meu problema era com o tempo.; A psicóloga Lídia Joffily aconselha que, no dia anterior à prova, o candidato tire o foco dos estudos, pois isso pode aumentar o nível de estresse. ;Se o estudante tem contato com um conteúdo que não sabe, ou começa a ver que falta estudar muita coisa, ele se desespera.;

A recomendação da psicóloga é levar corpo e mente para um lado oposto à rotina: sair com os amigos, assistir a um filme e praticar esportes. ;É como se você desse um recreio para o cérebro descansar e estar mais bem preparado para o dia seguinte;.

Também é importante estar atento à qualidade do sono e da alimentação. ;Geralmente, eles ficam ansiosos e acabam não se alimentando bem. São dois extremos: ou comem pouco, ou comem muito e mal;, alerta. ;Por isso, é muito importante a preparação semanas antes;, completa.

O Caio, que faz o exame desde a época do ensino médio, concluído por ele em 2014, sentiu os efeitos da falta de descanso na hora da prova. ;No ano passado, estudei até meia-noite do dia anterior e isso não me fez bem. Agora, vai ser o oposto. Eu quero tirar um tempo para descansar;, diz.

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Um passo de cada vez

A ansiedade é sempre uma preocupação em relação ao futuro. O que eu recomendo é focar no que se pode fazer naquele momento. Se você vai ou não passar, é algo que não está no seu controle. Isso causa preocupação e aumenta muito a ansiedade. Tem que tentar focar em cada coisa que está acontecendo. Sente-se, olhe o ambiente, respire e foque no que você vê naquele momento: uma questão, depois outra, uma de cada vez. Parece bobeira, mas é importante que eles se concentrem naquilo que podem fazer naquele momento.

Lídia Joffily, psicóloga clínica
* Estagiária sob supervisão de Jairo Macedo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação