Enem

Saiba que você sabe: 10 mandamentos para chegar à nota máxima em redação

Confira passo a passo completo para a nota mil, por Dad Squarisi. A professora e editora de Opinião do Correio explica regras, competências e propostas para a dissertação. Todos têm repertório e qualidade de texto para chegar lá, garante

Dad Squarisi
postado em 28/10/2019 07:00
Você já estudou pelo menos 12 anos. Já leu muitos livros. Assistiu a muitas aulas. Fez montões de provas. Viajou. Conversou à beça. Viu filmes e séries. Participa de bate-papos na internet. Ufa! Você acumulou conhecimentos sem fim. Na hora de escrever, mande o medo pra lá. Com tanto treino, a verdade é uma só ; você sabe. O desafio: acreditar que sabe que sabe. Vá em frente, com a segurança de quem conversa com os amigos, ou comenta uma partida de futebol, ou pede ao pai e à mãe autorização para ir à balada. Nenhum tema pegará você de surpresa. Sua bagagem é enorme. Escrever é mandar recado. Qualquer um. A mensagem do zap é um recado. O convite para a festa de aniversário é um recado. O post do Instagram é um recado. O horóscopo publicado no jornal é um recado. A prova que você faz na escola é um recado. E a dissertação do Enem? É recado. Você dá sua opinião sobre um assunto.
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SEIS MANDAMENTOS DA NOTA 1000

Você joga futebol? Prefere vôlei? Talvez basquete, maratona ou automobilismo? Seja qual for sua inclinação, um fato ganha realce. É importante conhecer as regras. Elas dizem o que se deve e o que não se deve fazer. Como toda competição, a redação do Enem tem regras. São cinco os critérios que garantem a nota 1000. Vamos a eles?

Tamanho
O texto deve ter de oito a 30 linhas. Mas vamos combinar: oito é muito pouco. Com elas, você garante uns pontinhos. Quase nada. Pra nota mil, convém chegar às 30. Ou ficar pertinho. É fácil. Uma dissertação tem começo, meio e fim. Reserve um quinto das linhas pra introdução, três quintos pro desenvolvimento e um quinto pra conclusão.

Língua
Somos poliglotas na nossa língua. Falamos vários portugueses que existem no português. No bate-papo com amigos na internet, a gente inventa grafias, abreviaturas, jeitos de dizer. Vale tudo. Na prova do Enem, só vale a norma culta ; a língua que você aprendeu na escola, com respeito a concordâncias, regências, acentuação, pontuação, crase. Nada de escrever bonito ou difícil. Nada de imitar Graciliano Ramos, Clarice Lispector ou Guimarães Rosa. Eles são eles. Você é você.

Tema
O critério mais importante do Enem? É a compreensão do tema. Fugir do tema tem preço alto. É a nota zero. Valha-nos, Deus. Quem estudou tanto como você ; pelo menos 12 anos ; merece nota mil. Com a sua quilometragem, é proibido cair na esparrela de escrever o que não foi pedido. Siga dois passos:
1. Leia a proposta duas, três, cinco, 10 vezes. Até entender.
2. Foque. Concentre toda a atenção na proposta. Se for, por exemplo, causas da violência no trânsito, o foco são as causas: alta velocidade, bebida ao volante, imprudência, estradas ruins, má sinalização. E por aí vai.
Cuidado! Não banque o esperto. Se você fizer um belo texto sobre a história do trânsito, nada feito. Dará a impressão de que decorou o texto. Em bom português: não enrole nem tente enganar o examinador. Siga o rumo indicado. A nota mil está logo ali.

Dissertação
Sabia? Você disserta todos os dias. Quando diz o que pensa sobre determinado fato, disserta. Pode ser sua opinião sobre um filme, um jogo, uma comida, uma viagem, uma aula, um trabalho, uma decisão do governo, uma ordem do professor.
Na redação do Enem, o examinador lhe pede que escreva o que pensa sobre determinado assunto. Você defende um ponto de vista. Como convencer o outro? A resposta é argumentar ; apresentar causas, consequências, estatísticas, exemplos, citações. Vale tudo pra provar que você está certo.

Coesão
Palavras, frases e parágrafos têm de estar amarrados. Uns conversam com os outros. Às vezes, a sequência de ideias dá conta do recado. Outras vezes, convocam-se preposições, conjunções, partículas de transição pra ligar as partes. O texto deve parecer uma equipe, não um monte de jogadores soltos, perdidos, desorientados. Veja um exemplo:

Os meninos foram ao hospital. O supermercado estava lotado.

Ops! São dois períodos, mas um não tem nada a ver com o outro. Falta coesão. Melhor ligar as partes:
Os meninos foram ao hospital. No caminho, pararam pra comprar frutas. Não compraram. O supermercado estava lotado.

Intervenção
E daí? O que fazer? Apresente proposta de intervenção para o problema sobre o qual você falou. Dependendo do caso, convoque o governo, o Congresso, o Judiciário, a escola, a Igreja, a família, ONGs, clubes sociais. Diga o que deve ser feito. Olho vivo: respeite a diversidade cultural e os direitos humanos.

REDAÇÃO

Com o plano feito, é hora de redigir. Só comece a escrever quando tiver certeza do que quer comunicar. Respire fundo e ponha mãos à obra. Lembre-se: belas ideias, belas palavras e belas frases não resultam necessariamente em bom texto. Para chegar à unidade de composição, elas precisam se articular ; entrosar-se com clareza, harmonia e coerência. Estruture sua redação.
Siga as dicas:

1. A dissertação tem três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou, se preferir, começo, meio e fim.
1.1. Introdução: apresenta a tese. Diz ao leitor o que você vai dizer.
1.2. Desenvolvimento: sustenta a tese. Apresenta os argumentos para convencer os incrédulos de que você tem razão.
1.3. Conclusão: confirma a tese e encerra o assunto. Apresenta a proposta de intervenção.

2. Divida o texto em parágrafos. Um para a introdução. Dois ou três para o desenvolvimento. Um para a conclusão.
3. Comece pelo começo. Escolha uma frase bem atraente. Pode ser uma declaração, uma citação, uma pergunta, um verso, a letra de uma música. Depois, desenvolva a tese. Cada ideia num parágrafo. Por fim, conclua. Com um fecho elegante.
4. Seja natural. Imagine que o leitor esteja à sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Espaceje suas frases com pausas. Sempre que couber, introduza uma pergunta direta. Confira a seu texto um toque humano. Você está escrevendo para pessoas. Gente igual a você.
5. Use frases curtas. Com elas, você tropeça menos nas vírgulas, nos pontos ou nas reticências. ;Uma frase longa;, ensinou Vinicius de Moraes, ;não é nada mais que duas curtas.;
6. Ponha as sentenças na forma positiva. Diga o que é, nunca o que não é. Em vez de escrever ;ele não assiste regularmente às aulas;, escreva ;ele falta com frequência às aulas;.
7. Prefira palavras curtas e simples. Os vocábulos longos e pomposos criam uma barreira entre leitor e autor. Fuja deles. Seja simples. Entre duas palavras, prefira a mais curta. Entre duas curtas, a mais expressiva. Só ou somente? Só. Casa, residência ou domicílio? Casa.
8. Opte pela voz ativa. Ela deixa o texto esperto, vigoroso e conciso. A passiva, ao contrário, deixa-o desmaiado, sem graça. Compare:
; Voz ativa: Os candidatos leram as instruções da prova.
; Voz passiva: As instruções da prova foram lidas pelos candidatos.
9. Abuse de substantivos e verbos. Seja sovina com adjetivos e advérbios. Eles são os inimigos do estilo enxuto.
10. Seja conciso. Respeite a paciência do leitor. A frase não deve ter palavras desnecessárias. Por quê? Pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias ou a máquina peças desnecessárias.

LEMBRETES

Sua redação tem começo, meio e fim? Respeitou os cinco mandamentos? Escreveu parágrafos com tópico frasal e desenvolvimento?
Você começou com uma frase atraente que dá vontade de avançar até o fim? Terminou com um fecho marcante? A última impressão é a que fica.

As ideias estão encadeadas, uma leva a outra?

É fácil de ler e entender? Parece natural como uma conversa entre amigos?

Você sente orgulho da sua obra? Parabéns. Você é um autor nota 1000. Uma vaga da universidade é sua.

TEXTO

Brasiliense, o patrimônio de Brasília
;Brasília não é do tamanho do homem;, disse o turista inglês em 1969. Do alto da torre de televisão, ele olhava a imensidão à frente. Só carros circulavam. Pessoas não faziam parte da paisagem. Hoje, passados 50 anos, se o turista inglês voltasse a Brasília, veria cenário diferente? Sim. Brasília mudou.

A cidade formada de cabeça, tronco e rodas ganhou pernas. Corredores invadem o asfalto. Ciclistas pedalam em vias exclusivas ou misturados com pedestres que vão e vêm. Trabalhadores acampam nos gramados do poder para pressionar os inquilinos de palácios e gabinetes carpetados. Manifestantes vestem o Eixo de verde-amarelo no belo exercício da cidadania.

Gente pequena e gente grande invadem o Eixão e enchem o domingo de cores, vozes e odores. Crianças correm, gritam, jogam bola, puxam carrinhos e passeiam cachorros. Skatistas se equilibram em voos que desafiam a gravidade. Cadeirantes circulam, vendedores negociam, artistas se exibem, olhares se encontram.

Sim, Brasília mudou. Devagarinho. Deixou para trás a imagem de cidade trazida por extraterrestres que partiram sem levar os prédios desamparados que pediam socorro. Aos 60 anos, a capital dos brasileiros traz para as ruas seu patrimônio mais precioso ; as pessoas.

É importante zelar por elas. O governo deve tornar a cidade mais acolhedora. Faltam calçadas, faltam bebedouros, faltam banheiros públicos, faltam rampas e acessos para deficientes, falta sombra, falta transporte coletivo. Não há praças nem bancos onde o caminhante possa sentar-se e descansar. Que tal dar um toque de humanização à obra de Lucio Costa e Oscar Niemeyer? Brasília agradece. O brasiliense também.

PLANEJAMENTO

Dissertação rima com informação. Você tem um montão de ideias na cabeça. Mas só dispõe de 30 linhas. O tempo é curto. Como aproveitar cada minuto? Siga dois passos:
1. Leia o tema e os textos motivadores. Sem pressa. Pense no aspecto que quer abordar, formule a tese numa frase, busque argumentos para sustentar seu ponto de vista.
2. Faça um esquema. Ele traça o caminho a seguir. São cinco perguntas que pedem resposta:
O quê?

O que do quê?
Para quê?
Como chegar lá?
Qual a sentença-tese?

Trocando em miúdos

O quê? É o tema, o assunto a ser tratado. Genérico, não entra em detalhes. Às vezes uma palavra basta. Se não, duas ou três.
O que do quê? Trata-se da delimitação do tema, o aspecto a ser focado. Você torna o tema mais restrito, menos abrangente.
Para quê? Qual o objetivo do texto? Qual a tese que defende? A resposta é um verbo no infinitivo ; provar, demonstrar, sugerir, criticar.

Como chegar lá? Que argumentos, opiniões, exemplos, citações ajudam a sustentar a tese? Faça uma tempestade de ideias. Depois selecione as mais adequadas.

Qual a sentença-tese? Numa frase, sintetize a tese que você quer defender.

Exemplo

Tema: Brasília

Delimitação do tema: a mudança que humanizou Brasília

Objetivo: demonstrar que as pessoas nos espaços públicos humanizaram Brasília.

Ideias do desenvolvimento: Brasília em 1969, frase do turista inglês, falta gente nas ruas, mudança, os moradores ocuparam os espaços, melhorias necessárias, segurança.

Sentença-tese: Brasília mudou.

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