Daniela Santos*
postado em 31/10/2019 20:53
Faltando três dias para a primeira maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chega a hora de os estudantes se desligarem de cadernos, livros, videoaulas e simulados. Para relaxar, os candidatos podem recorrer a salas de cinema, parques, esportes com os amigos. Há, ainda, aqueles que preferem se refugiar em mostras e exposições de arte. Museus e centros culturais oferecem diversas opções, com variados temas para os participantes que tenham gosto pela arte.
[FOTO1]
A professora e coordenadora da cadeira de artes do Sigma, Margarete Lopes, afirma que a atividade é uma boa opção, não só para relaxar, como também para ajudar a fixar o conteúdo visto ao longo do ano. ;Independentemente da temática, quanto mais visitas e quanto mais visualizadas as obras, mais se amplia o conhecimento sobre as artes ,e o candidato consegue identificar melhor os valores estéticos presentes ali;, comenta.
Ela recomenda duas exposições que estão abertas em Brasília: Vaivém, no Centro Cultural Banco do Brasil, e Paisagens de van Gogh, no Shopping Iguatemi. A primeira, conta a trajetória das redes de dormir nas artes. Ela passa por diversos contextos históricos em diferentes regiões do país e, de acordo com a professora, esses são aspectos bastante cobrados na prova. ;Pode ser que não caia nenhuma questão estética sobre essas obras, mas, a partir do contexto cultural que está ali, dá para fazer uma relação com a geografia, a história e outras disciplinas;, destaca.
Já a exposição Paisagens de van Gogh oferece uma experiência imersiva sobre a obra do autor e a forma de pintar dele. ;O aluno consegue ampliar o repertório e ter uma oportunidade de espairecer, porque é lúdico e divertido;.
A estudante do 3; ano Eduarda dos Santos, 18 anos, foi prestigiar as exposições abertas na Caixa Cultural, entre elas, Fernando Lopes ; 50 anos de desenho e a mostra Circonjecturas. Ela acredita que a visita pode ajudar na hora de fazer a redação. ;Eu gostei muito da exposição do artista Fernando Lopes, porque o trabalho dele fala sobre diversos assuntos, como política, contexto social, meio ambiente. Esses temas podem ajudar a gente na prova, principalmente na redação;, avalia.
Júlia Santos, 17, estudante do Centro Educacional Asa Norte (Cean), considera importante, nessa reta final, descansar, mas, sábado, ela planeja assistir a um aulão de revisão on-line. ;Estou estudando bastante, na verdade. Está todo mundo muito focado e muito preocupado em entrar na faculdade;, explica. Para relaxar, a jovem, que está em dúvida entre os cursos de direito, artes cênicas e ciência política, conta que costuma visitar exposições, além de outros hobbies. ;Tento descansar a mente, ouvir música, ler alguma coisa que não tenha ligação com a prova;. Para ela, esse é um momento de lazer e evitar pensar no exame. ;É o tempo que eu tenho para relaxar e ficar calma. Não vejo muita ligação com a prova, a não ser por algumas obras.;
[FOTO3]
Margarete ressalta que as visitas podem fazer bem, mas se deve observar também se isso não é algo que vá causar mais estresse ao candidato. ;É necessário buscar coisas que dão satisfação e não que trazem uma agitação e elevrm o estresse.; Para ela, o estudante deve se lembrar que já passou por toda a preparação e, nessa reta final, precisa manter o equilíbrio.
* Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá