Enem

Em nota, Inep esclarece orientações que circulam na internet sobre o Enem

Segundo o órgão, as informações sobre a aplicação do exame estão disponíveis em seus canais de comunicação

Eu, Estudante
postado em 01/11/2019 21:32
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), responde algumas dúvidas frequentes e esclarece quais orientações disseminadas nas redes sociais são verdadeiras e quais são falsas. De acordo com a nota, todas as informações que os participantes precisam a respeito da aplicação estão disponíveis nos canais de comunicação do órgão. Confira:
[FOTO1]

1. Os lanches dos participantes do Enem 2019 deverão estar em embalagens transparentes.

FALSO
Os lanches dos participantes NÃO precisarão estar em embalagens transparentes. Itens industrializados poderão estar em suas embalagens originais, com rótulo, porém, todos os alimentos serão vistoriados, conforme previsto no edital do Enem 2019.

2. Documentos válidos vencidos serão aceitos para identificação no Enem 2019.

VERDADEIRO
Documentos permitidos, conforme edital do Enem 2019, serão aceitos para identificação dos participantes mesmo que estejam fora do prazo de validade.

3. Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

FALSO
Não há nenhuma orientação do Inep para que os participantes estejam com os cabelos presos durante as provas do Enem. Apenas não será permitido o uso de itens de chapelaria, como chapéus e bonés.

4. Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico tocar durante as provas, o participante será eliminado do Enem 2019.

VERDADEIRO
O participante que deixar o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, mesmo que o item esteja desligado e na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador, será imediatamente eliminado do Enem 2019.

5. A Declaração de Comparecimento é obrigatória para todos os participantes do Enem.

FALSO
A Declaração de Comparecimento no Enem é direcionada aos participantes que precisarem comprovar a presença no exame, seja para justificativa no trabalho, seja para qualquer outro motivo particular. Ela não é obrigatória. Quem precisar deve imprimir a declaração na Página do Participante. Ela é personalizada e não poderá ser impressa no local de prova. O Inep não fornece a declaração após o exame.

6. A única caneta permitida para a realização do Enem é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

VERDADEIRO
Nas provas do Enem, só é permitido portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Lápis, lapiseiras e outros tipos de caneta não poderão estar sobre a mesa durante a realização do exame.

7. O participante do Enem deverá utilizar roupa específica para fazer as provas.

FALSO
Não há nenhuma regra sobre a vestimenta dos participantes do Enem. No entanto, o Inep orienta que sejam utilizadas roupas leves e confortáveis, para o bem-estar durante as provas.

8. Participantes que ficaram grávidas após a inscrição do Enem deverão solicitar atendimento específico.

FALSO
Gestantes que descobriram a gravidez após o período de inscrição no Enem 2019 poderão fazer as provas normalmente. Se for gerado algum incômodo durante o exame, essas participantes poderão comunicar a situação ao aplicador, para que sejam tomadas as providências necessárias.

Horário ; O Inep recomenda que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Outro ponto de atenção é a lembrança de que, em 2019, não há horário de verão.

Enem ; O exame é composto por quatro provas objetivas, totalizando 180 questões, e uma redação. As provas serão realizadas neste e no próximo domingo, em 3 e 10 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação