Enem

Na véspera do Enem, é bom imprimir o cartão de acesso; confira as dicas

Sistema de transporte público terá esquema especial em várias cidades. No DF, a frota de ônibus será reforçada e o horário do metro, estendido

Maria Eduarda Cardim, Rafaela Gonçalves*
postado em 02/11/2019 07:00
[FOTO1]Neste domingo (4/11), 5,1 milhões de estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a busca por uma vaga em uma das universidades do país. Os portões, que abrem às 12h (horário oficial de Brasília), serão fechados às 13h. Este ano, como de costume, o serviço de transporte público em algumas cidades funcionará em esquema especial. No Distrito Federal, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que o Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) será reforçado.

Tanto no primeiro dia de prova como no segundo, em 10 de novembro, a frota de ônibus será reforçada nos horários de pico, de acordo com a demanda. O metrô do DF também terá seu horário estendido e funcionará das 7h às 20h em ambos os domingos de prova. Normalmente, os trens só funcionam até as 19h, mas, como as provas acabam neste horário, o funcionamento será estendido.

Dados do Ministério da Educação mostram que nem todos os candidatos inscritos já acessaram o cartão de confirmação de inscrição, que traz detalhes do local de prova dos candidatos, mas 86% dos inscritos já acessaram o documento. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número representa o maior percentual de acessos desde 2016.

O Inep recomenda que os participantes imprimam o Cartão de Confirmação da Inscrição e o levem no dia do exame. Neste domingo (4/11), as questões de linguagens, ciências humanas e a temida redação serão o primeiro desafio de jovens e adultos que buscam uma vaga no ensino superior.

Quase metade dos inscritos, cerca de 47%, fará a prova pela primeira vez e, por isso, a atenção ao horário e regras deve ser redobrada. Chegar com antecedência no local de prova é uma das principais dicas. A estudante Sofia Braz, de 17 anos, fará a prova pela primeira vez e se programa para não atrasar. ;Não conheço a escola em que farei a prova. É em um bairro mais afastado. Tenho pavor de virar meme de perder a oportunidade de entrar numa universidade este ano;, disse a moradora de Luziânia.

Isabela Chaves, 17, pretende sair de casa antes dos portões abrirem para não correr riscos. A estudante, que pretende cursar psicologia, vai fazer o Enem pela segunda vez. ;Eu fiz cursinho de redação e fui respondendo provas antigas para ir descobrindo os conteúdos que mais são abordados;, contou sobre o método de estudo.

O Enem é, atualmente, a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Com as notas do exame, os estudantes podem concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O gabarito oficial da prova será publicado em 13 de novembro e o resultado está previsto para sair em janeiro de 2020.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação