Enem

Enem: Para relaxar alunos, escola faz aulão com direito a música e dança

Alunos do terceiro ano de todas as unidades se reuniram na quadra de esportes na unidade do Colégio Sigma na 910 norte

Daniela Santos*
postado em 02/11/2019 07:00

[FOTO1]A 48 horas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 450 estudantes participaram, nesta sexta-feira (1/11) à tarde, de um aulão promovido pelo Colégio Sigma. Alunos do terceiro ano de todas as unidades se reuniram na quadra de esportes na unidade do colégio na 910 norte.


O evento começou animado. O objetivo era aprender e descontrair. Professores de educação física chamaram alunos para dançar e cantar ao som de Michael Jackson e sertanejo universitário. Ex-alunas do Sigma, que fazem parte de um grupo de street dance, também se apresentaram. Tudo para preparar os alunos para, na sequência, mergulhar nos conteúdos mais cobrados na prova. Segundo Carlos Roberto Alves, professor de educação física e coordenador da disciplina no Sigma, o propósito é deixar os alunos mais tranquilos na reta final antes da prova. ;Esse primeiro momento foi mais uma descontração, um relaxamento para os meninos entrarem em um clima de prova sem estresse;, disse.

Ele recomenda que os alunos repitam as atividades físicas antes da prova, desde que não haja excessos. ;Pular no quarto, fazer uma ginástica, mas, claro, coisas de intensidade moderada;, alertou.

Depois da brincadeira, a primeira dupla de professores que se apresentou foi para revisar a mais temidas das matérias: matemática. Eles responderam a questões de estatística, função trigonométrica e modelagem, que caíram em exames passados. De acordo com o professor de matemática Gabriel Carvalho, a escolha da matéria para o pontapé inicial foi proposital. ;É uma disciplina que requer que o aluno esteja um pouco mais concentrado, com mais foco e, no início do aulão, ele está mais preparado para isso;, explicou.

O aulão do Sigma acontece desde 2015 e, pela primeira vez, foi feito na unidade norte do colégio. Também foi a primeira vez que a estudante Fernanda Mundim, de 17 anos, participou. ;Querendo ou não, estamos muito tensos agora. Esses momentos mais relaxados são os melhores;.

Pagando mico

Foram dedicados 15 minutos para apresentação de cada disciplina, como esquetes, músicas, professores fantasiados e outras brincadeiras. Teve professor de biologia vestido de Chapeuzinho Vermelho, de Turma do Chaves e outros personagens. A ideia era revisar o conteúdo entre piadas e encenações. Na opinião de Luana Zhang, 17, aluna do terceiro ano, o ambiente foi acolhedor. ;Todo mundo está muito ansioso e, ver professor pagando mico deixa tudo mais íntimo;, disse.

O coordenador da secretaria de cursos, Marcelo Afonso, disse que o evento fecha um ciclo de preparação. ;O objetivo é fazer o fechamento desse trabalho de preparação para o exame de forma descontraída e finalizar esse processo, que já vem desde o início do ensino médio;. Ele espera que o momento de pausa faça com que os alunos cheguem na prova mais tranquilos e preparados para enfrentar a maratona de questões. ;O Enem não é uma prova só de conhecimento e de conteúdo. O aluno tem que estar preparado psicologicamente, emocionalmente e fisicamente, porque é um desgaste muito grande;, avaliou. ;O aulão serve para lidar um pouco com a ansiedade e dar uma desacelerada, para eles chegarem mais tranquilos, no domingo;.

Para Rafael de Resende, 17, o aulão foi o estímulo da reta final. Ele contou que tem dificuldade com português, especialmente gramática. Para ele, o empurrão vai ajudar na hora da prova. ;Estava com pouca vontade de estudar e, agora, depois do aulão, me senti mais entusiasmado;, confessou. ;Faz uma diferença, pela motivação para aprender. Ajuda muito;. As provas do Enem ocorrem nos próximos domingos (3 e 11 de novembro) em todo país. O Correio fará a cobertura completa e em tempo real no site. www.correiobraziliense.com.br/euestudante.

*Estagiária sob supervisão de Cláudia Dianni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação