Enem

Basta um bip! Qualquer uso de equipamento eletrônico tira o aluno do Enem

Sons emitidos por aparelhos eletrônicos excluirão automaticamente o participante, inclusive alarmes de celulares e relógios. Neste domingo (3/11), no primeiro dia do exame, candidatos farão avaliações de linguagens, ciências humanas e redação

Darcianne Diogo*, Emilly Behnke
postado em 03/11/2019 08:00

[FOTO1]O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou e, para não correr o risco de ser eliminado do certame, todos os equipamentos eletrônicos dos candidatos devem estar desligados durante a aplicação das avaliações. Qualquer som emitido pelos aparelhos eliminará automaticamente o candidato. Alarmes de relógios e celulares entram nessa regra.


Antes de entrar na sala, cada estudante receberá um envelope porta-objetos, que será lacrado, para guardar os objetos pessoais. O envelope deve ficar guardado embaixo da carteira, com os eletrônicos desligados.

Neste domingo (3/11), os alunos farão a avaliação de linguagens, ciências humanas e a redação. Ao todo, 5,1 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem. Para fazer a prova, o candidato precisa ter em mãos documento oficial de identificação, válido e com foto; e caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente (confira os itens obrigatórios e proibidos).

O Inep também aconselha que candidatos levem o cartão de confirmação e a declaração de comparecimento impressa, caso o participante precise do documento. É proibido levar materiais de papelaria, como borrachas, lápis e corretivo. O participante também não pode usar dispositivos eletrônicos, artigos de chapelaria e óculos escuros.

É indicado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência do início da prova. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (após esse horário, nenhum candidato poderá entrar no local). A aplicação do exame começa às 13h30 e vai até 19h.

Cartão de confirmação

Até a última sexta-feira, 14% dos inscritos não haviam acessado o cartão de confirmação de inscrição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entretanto, neste ano, mais de 4,3 milhões participantes consultaram o local onde farão o exame. O número representa 86%, o maior percentual de acessos desde 2016.

O cartão de confirmação da inscrição traz detalhes da instituição, endereço, opção de língua estrangeira e sala onde os alunos farão as provas. O documento pode ser acessado tanto na página do participante, pelo site do Enem, quanto pelo aplicativo do exame. No cartão consta ainda nome, CPF e número de inscrição, bem como detalhamento sobre o atendimento especializado ou específico, caso tenha sido solicitado e homologado.

Alimentação

Em entrevista na live nas redes sociais do Correio, na última sexta-feira, a nutricionista Talyta Machado deu dicas para quem fará o exame. Para controlar a ansiedade, ela indicou comidas que contenham triptofano, um nutriente fundamental para a produção da serotonina, substância que regula humor e apetite.

;Existem alimentos que auxiliam a reduzir a ansiedade porque eles têm compostos que são precursores de hormônios que dão prazer, alegria e vão ajudar a diminui a ansiedade;, contou. Os alimentos recomendados pela nutricionista são: leite, aveia, banana, chocolate com mais de 50% de cacau e canela. Talyta aconselhou ainda que os estudantes evitem comer fast-food .

Transporte

Para evitar atrasos, é importante que os candidatos se programem quanto ao meio de transporte mais adequado para chegar ao local da prova. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), os ônibus circularão em esquema especial com frota reforçada nos dois dias de prova ; neste domingo (3/11) e 10 de novembro. O metrô do DF terá o horário estendido e funcionará das 7h às 20h, também nas duas datas.

Uma outra dica para o dia é usar roupas leves, pois a temperatura pode chegar a 34;C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para este domingo (3/11), a previsão é de céu parcialmente nublado, com névoa seca, mas sem chuva. A umidade relativa do ar ficará entre 20% e 85%.


*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho

Dados

5,1 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem;

4,3 milhões
consultaram o local onde farão o exame, até este sábado;

O que levar?

Confira quais itens são permitidos e quais são vetados durante o exame:

Obrigatórios
  • Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
  • Documento oficial de identificação, original e com foto.

Aconselhável levar
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Declaração de comparecimento impressa (caso precise do documento).
Proibidos:
  • borracha;
  • corretivo;
  • chave com alarme;
  • artigo de chapelaria;
  • impressos e anotações;
  • lápis;
  • lapiseira;
  • livros;
  • manuais;
  • régua;
  • óculos escuros;
  • caneta de material não transparente;
  • dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação