Publicidade

Correio Braziliense

Alunos especiais de Brasília ganham aulão de reforço para o Enem

A ideia é que, no ano que vem, toda a rede pública de ensino possa receber o trabalho


postado em 03/11/2019 08:00

Alunos especiais da rede pública do DF revisaram o conteúdo que será cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio(foto: Finatec/divulgação)
Alunos especiais da rede pública do DF revisaram o conteúdo que será cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (foto: Finatec/divulgação)
Uma iniciativa da subsecretária de educação inclusiva e integral, Vera Barros, ofereceu aulões preparatórios a uma turma de 20 alunos especiais. O último encontro aconteceu neste sábado (2/11), na Finatec. No grupo estavam jovens com autismo, síndrome de down, deficientes intelectuais, com baixa visão e mobilidade reduzida (parali sia cerebral). O projeto voluntário Enem Inclusivo e Especial nasceu da vontade de Vera de dar voz e oferecer oportunidades iguais a esses estudantes.

A ideia é que, no ano que vem, toda a rede pública de ensino possa receber o trabalho. “No 3º ano do Ensino Médio, a evasão escolar é muito grande, até pela desesperança da família. Mas nós queremos mostrar que o Enem é a possibilidade de entrar na universidade, ou começar um projeto para empregabilidade. Muito maior do que dar acessibilidade é o olhar diferenciado aos nossos estudantes”, defende.

As aulas ajudaram o estudante Luis Felipe Sena, 17 anos, a ter mais confiança para a prova. “Os professores são muito bons. Ainda tenho que melhorar para a redação, mas acho que vai dar certo”, avalia o jovem, que sonha em ser jornalista. Para a mãe, Luciene Sena, 44 anos, o momento é de orgulho. “Nós, que temos filhos com algum tipo de necessidade especial, sempre pensamos em como vai ser o futuro deles. Eles não são incapazes. São até mais capazes do que a gente imagina.”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
Na passarela: a diversidade 17:35 - 08/12/2019 - Compartilhe

Na passarela: a diversidade

publicidade
publicidade
publicidade
Anhanguera oferece vestibular solidário 13:20 - 06/12/2019 - Compartilhe

Anhanguera oferece vestibular solidário

publicidade
publicidade