Enem

Tema da redação do Enem 2019 provoca protestos, ironias e brincadeiras na internet

Maísa, Winderson e grupos políticos falaram sobre a "democratização do cinema", proposta divulgada pelo Inep

Jéssica Gotlib
postado em 03/11/2019 15:41
Enquanto os estudantes ainda se debruçam sobre a prova do Enem 2019, as redes sociais brasileiras comentam o tema da redação. ;Democratização do acesso ao cinema no Brasil; é a frase sobre a qual devem dissertar os que participam da prova neste domingo, 3/11. Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema gerou memes, polêmicas e debates onde passou.
Maísa, Winderson e grupos políticos falaram sobre a
Uma das primeiras a falar sobre a redação do Enem, a atriz e apresentadora Maísa disse, em sua conta oficial no Twitter, esperar que o namorado fale sobre ela. ;Afinal de contas eu trabalho com cinema, bjs; (sic), brincou. Maísa comentou ainda que falaria sob o ponto de vista da produção por conta da sua experiência profissional.

Espero q meu namorado me mencione na redação do Enem, afinal de contas eu trabalho com cinema, bjs

; %2ba (@maisa)

Outro famoso que falou sobre a prova foi o Winderson Nunes. ;Se eu tivesse fazendo a redação do enem sobre a democratização do cinema já ia começar reclamando pq que as vez o preço da pipoca é mais caro q o ingresso; (sic), brincou.

Eu já fiz o enem acho que umas 2 vezes, passei pra Artes Visuais nas duas vezes mas só tinha na capital, não dava pra me sustentar la aí deixei de mão

; Whindersson (@whindersson)

Ele lembrou também que já passou pela prova duas vezes, chegou a ser selecionada para o curso de artes visuais, mas não ingressou por não ter dinheiro para se manter na capital. Por fim, Winderson brincou com a ansiedade dos estudantes durante o exame. ;Quando você faz o enem o clima da sala parece que só alguns dali vão sair vivos;, comentou.
[FOTO1]

Discussão política


Por outro lado, várias pessoas comentam sobre o viés político do tema da redação. A conta oficial da União Nacional dos Estudantes (UNE) publicou um tuíte afirmando que ;certamente Bolsonaro zeraria; a prova. ;O tema da redação do Enem 2019 é "A democratização do acesso ao cinema no Brasil". Que ironia. Exatamente o contrário do que faz o governo Bolsonaro, na contramão da democratização. Persegue é censura produções nacionais, desestrutura a ANCINE;, dizia o restante do texto.
[SAIBAMAIS]

A posição foi endossada por outros perfis. A professora e blogueira Lola Aronovich, endossou o argumento da UNE. ;É muito cinismo q o tema da redação no #Enem seja "a democratização do acesso ao cinema no Brasil", pq Bolso odeia a Ancine e vem censurando projetos. Aliás, as palavras "democratização" e "acesso" ñ combinam com este desgoverno, a menos q seja "acesso à mamata".;, reforçou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação