Enem

Weintraub comemora ''a mais baixa abstenção da história do Enem''

Segundo Inep, 1,17 milhão de inscritos se ausentaram, o que representa uma abstenção de 23% dos cerca de 5,09 milhões de inscritos

Rodolfo Costa
postado em 03/11/2019 21:43
[FOTO1]O ministro da Educação, Abraham Weintraub, considerou que o primeiro dia de aplicação provas do Enem foi ;ótimo;. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou neste domingo (3/10) que 1,17 milhão de inscritos se ausentaram, o que representa uma abstenção de 23% em relação aos cerca de 5,09 milhões de inscritos. ;Foi a mais baixa abstenção da história do Enem;, celebrou.

Dos cerca de 3,92 milhões de presentes, 376 foram eliminados, o que representa cerca de 0,0095% do total. É um dos dados que levam Weintraub a crer no sucesso da aplicação. As eliminações, explicou, foram em decorrência de descumprimento de regras gerais, por acusação no detector de metais, em decorrência do porte de equipamento eletrônico, ou, segundo o Inep, por decisão do estudante em ausentar-se antes do horário permitido, ou por ;utilizar impressos;, ou por não atender orientações dos fiscais. ;Mas (não teve) nenhuma detecção de fraude;, afirmou o ministro.

Entre o total de presentes, 93 foram, segundo critérios adotados pelo Inep, afetados por ;ocorrências logísticas;. O governo atribui essas causas a emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica, problemas com abastecimento de água, entre outros. ;Tivemos episódios de falta de luz, um ou outro episódio por falta de água, dois episódios de pessoas com problemas de saúde, mas, de modo geral, foi um Enem muito tranquilo;, analisou.

Para a próxima prova, onde os estudantes serão testados em questões das disciplinas de química, física, biologia e matemática, Weintraub prevê uma abstenção maior, mas, ainda assim, mantendo o padrão de um baixo índice histórico. ;A abstenção (da segunda prova) costuma ser um pouco maior, mas estou surpreso, (foi) o mais baixo da história. Quem sabe, (a abstenção) tem que ser um pouco maior, né, mas espero que seja abaixo também;, ponderou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação