Enem

Enem 2019: confira dicas para driblar a ansiedade na prova

Dormir bem é fundamental, diz psicóloga em live do Correio.

postado em 08/11/2019 14:59
[FOTO1]
A dois dias do segundo domingo de provas do Enem, é comum que os candidatos estejam com os nervos à flor da pele. Pensando nisso, o Eu Estudante realizou, no perfil do Facebook do Correio, uma live com a psicóloga Kátia Araújo. Em 20 minutos, ela pontuou estratégias para lidar com a ansiedade antes e durante o exame. O vídeo foi aprensentado por Millena Campelo.

;A primeira opção seria fazer atividades relaxantes, aquilo que você gosta de fazer. Sair com os amigos, com os pais. Além disso, exercícios físicos também são importantes, mas que esses exercícios não sejam a noite, porque a noite foi feita para dormir. Vamos falar sobre isso, estudantes;, brinca a psicóloga.

Ela ainda reforçou a dica passada pela nutricionista Talyta Machado em outro vídeo do Eu Estudante. ;Não ingerir alimentos gordurosos, porque o aparelho digestivo é o aparelho que mais suga sua energia e a energia você vai precisar para fazer uma boa prova. Por isso, tenha uma alimentação bem balanceada;, recomenda.

Em relação à ansiedade, especificamente, uma das sugestões da psicóloga foi tentar se afastar do assunto da prova. ;Que vocês tenham uma boa noite de sono, vamos falar sobre isso em relação à memória. E vocês também podem optar por não falar mais a respeito do conteúdo. O que foi estudado, o que vocês planejaram, não precisa ser revisto nesses dois dias. Procurem não falar mais do conteúdo e relaxem bastante para fazer uma boa prova;, aconselha.

Confira o vídeo completo:

Etapa final

O segundo dia de provas do Enem ocorre neste domingo (10/11). Participantes terão cinco horas para resolver 90 questões sobre física, química, biologia e matemática. Os portões serão abertos às 12h, horário de Brasília.

No último fim de semana, 3,9 milhões de estudantes fizeram a primeira etapa da prova, sobre linguagens. No primeiro dia, houve 23% de abstenção e 376 candidatos eliminados.

Acompanhe a cobertura ao vivo do Enem no site do Eu, Estudante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação