Enem

Enem 2019: acompanhe aqui tudo que acontece no segundo dia de provas

Mais de 4 milhões de estudantes são esperados para as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias no segundo dia do Enem 2019

Eu, Estudante
postado em 10/11/2019 11:32

[FOTO1491673]

Mais de 4 milhões de estudantes são esperados para as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias no segundo dia do Enem 2019

Correio transmite live de comentários e correção do Enem

Professores do Centro Educacional Sigma comentam os itens do segundo dia do exame direto dos estúdios da TV Brasília.

Ministro da Educação chama vazamentos de "divulgação da prova antes da hora"

Em entrevista coletiva de imprensa, Abraham Weintraub negou vazamentos, mas admitiu que a prova foi "divulgada antes da hora".

Confira gabarito extraoficial

Está no ar, no site do Eu, Estudante, gabarito extraoficial do Enem 2019, elaborado pela Rede Chromos.

Termina a aplicação oficial do Enem

A aplicação oficial do segundo dia do Enem terminou às 18h30. No entanto, continua até as 20h30 para candidatos que fazem videoprova em libras.

Prova do 2; dia vaza e circula no WhatsApp desde 16h30

Informação foi apurada pelo jornal O Globo e pode acabar com as expectativas do ministro da Educação, que afirmou que o Enem havia sido "um sucesso".No último domingo, o que vazou foi a página que trazia os testes motivadores e o tema da redação.

Candidatos relatam que vão usar a nota do Enem para tentar passar em faculdade particular

Entrar numa universidade federal ou pública não é sonho de todos os candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Candidatos que deixam escola municipal em Valparaíso (GO), no Entorno, relatam desejo de cursar graduação em instituição particular com bolsa.

De app de namoro a vacinas: confira os temas da prova de exatas

A prova do segundo dia do Enem trouxe temas diversificados que vão desde o uso de agrotóxicos e o controle de pragas até app de namoro e uso de vacinas.

Familiares acompanham candidatos durante o segundo dia do Enem 2019

Nervosismo e ansiedade com o conteúdo e até com o medo de chegar atrasado são sentimentos comuns aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para dar apoio aos filhos, foram vários os pais e familiares que resolveram acompanhá-los até a porta do local de prova. Confira os relatos na íntegra.


Candidatos começam a deixar locais de prova

Os primeiros estudantes começaram a sair às 15h30 dos locais de prova neste domingo (10). Eles ainda não podem levar o caderno de perguntas, que só estará disponível a partir das 18h.

Prova de exatas rende memes

Tuiteiros brincaram com uso da regra de três, com a forma como as pessoas de humanas farão as questões e até deram dicas para que o desempenho não fosse tão ruim.

Show dos atrasados é fraco e internautas lamentam

Não foram marcantes os casos de candidatos chegando atrasados no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. A internet, como ocorreu no domingo passado (3), lamentou.

Estudantes começam a fazer a prova; portões estão fechados

Estudantes de todo o país fazem o segundo dia de provas do Enem 2019 neste domingo (10). Os inscritos começaram a fazer as provas às 13h30. Se a taxa de abstenção for similar ao primeiro domingo, mais de 4 milhões, do total de 5,5 milhões de inscritos, devem comparecer aos locais de prova. Os portões foram abertos às 12h e fecham às 13h.

DF: Trânsito está tranquilo nos arredores de muitos locais de prova

No DF, o trânsito está tranquilo nos arredores de muitos locais de prova. Neste domingo, serão aplicadas as questões de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Esse último grupo inclui química, física e biologia. Ao todo, são 90 perguntas com tempo total de prova de cinco horas.

Ministro da Educação acompanha segundo dia de provas na sede do Inep

A meia hora a menos em relação ao domingo passado é referente à ausência da prova de redação. Assim, os participantes poderão sair a partir das 15h e levar o caderno de questões a partir das 18h. Neste domingo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, acompanha detalhes do segundo dia de provas na sede do Inep.

Fusos horários

As provas ocorrem em quatro fusos horários. O fechamento dos portões segue mantido para as 13h, no horário de Brasília. Alunos de localidades que seguem outros fusos devem ficar atentos. É o caso de todo o estado do Acre e mais 13 municípios do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), onde o acesso ao local de prova se encerra às 11h do horário local.
[SAIBAMAIS]No restante do estado do Amazonas e em Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, os candidatos poderão chegar até às 12h, segundo o fuso vigente. Por fim, no distrito de Fernando de Noronha a entrada será permitida até as 14h.

Ambulantes

Em locais de prova como o Centro Educacional Sigma e o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), em Águas Claras, ambulantes já estão a postos para esperar os candidatos. Mais de 4 milhões de estudantes são esperados para as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias no segundo dia do Enem 2019[FOTO3]

Expectativa

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou, em rede nacional, que o primeiro dia do Enem, no último domingo (3), foi um sucesso. Segundo ele, duas aplicadoras que vazaram fotos da prova já foram identificadas

Atenção aos horários e documentos para entrar na prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alertou desde o primeiro dia de provas do Enem 2019 que o candidato será automaticamente eliminado caso seu celular toque, inclusive se for alarme de qualquer tipo. Por isso, a recomendação guardar o aparelho desligado e se assegurar, antes do início da prova, de que não há lembretes programados para as próximas horas.
Lembre-se também de levar documento de identificação válido com foto (incluindo RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, carteirinha de reservista) e caneta de tinta preta. O Inep recomenda que o candidato também esteja de posse do cartão de confirmação impresso para evitar confusões relacionadas ao local de provas.

Gabarito extraoficial

O Eu, Estudante divulgará, em parceria com a rede Chromos, o gabarito extraoficial do segundo dia do Enem 2019 poucos minutos após o fim das provas. Às 19h30, o Eu, Estudante promove live com professores do Centro Educacional Sigma para comentar as provas do segundo dia do Enem e, mais tarde, divulga também o gabarito extraoficial preparado por docentes do colégio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação