Enem

Enem 2019: portões abrem às 12h e fecham às 13h; prova será aplicada das 13h30 às 18h30

Fique atento ao que é preciso, ao que pode e ao que não pode levar

Eu, Estudante
postado em 10/11/2019 11:29
Para evitar atrasos e confusões com a saída, o Ministério da Educação pede aos candidatos para ficar atento aos horários neste domingo (10), segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os portões abrem ao meio-dia (12h) e fecham às 13h, com início de prova às 13h30. O encerramento é meia hora antes do que na semana passada: o exame termina às 18h30.
[FOTO1]Segundo o MEC, a pontualidade é importante, pois o atraso impede o candidato que se preparou meses de fazer a prova. Não é o único ponto, no entanto, ao qual o participante deve ficar atento. Assim como no primeiro dia, é preciso levar documento original com foto e caneta esferográfica feita com material transparente e de tinta preta.

Antes de entrar na sala, cada participante receberá um envelope porta-objetos para guardar itens pessoais. É preciso guardá-lo embaixo da carteira, com aparelhos eletrônicos desligados. Confira se há algum alarme programado em celular ou relógio, pois qualquer som emitido ; mesmo guardado e lacrado ; leva à eliminação de forma automática.
[SAIBAMAIS]

Quem precisa comprovar presença no Enem deve imprimir e entregar ao aplicador a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo "Enem", disponível nas lojas virtuais de celular. É recomendável, mas não obrigatório, ter em mãos o Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém informações como o local de prova, atendimento específico ou especializado deferido, entre outros dados.

O que pode levar e o que deve deixar em casa

Leve para a prova
caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
documento oficial de identificação, original e com foto.
Pode levar

Cartão de Confirmação de Inscrição;
Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento).
Deixe em casa
borracha;
corretivo;
chave com alarme;
artigo de chapelaria;
impressos e anotações;
lápis;
lapiseira;
livros;
manuais;
régua;
óculos escuros;
caneta de material não transparente;

dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);

fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação