Enem

Enem 2019: Polícia Federal apura fraude do primeiro dia de aplicação

Agentes da Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão na casa de fiscais de Fortaleza que trabalharam no primeiro dia de aplicação das provas. Segunda etapa do exame será realizada hoje. Portões estarão abertos a partir do meio-dia

postado em 10/11/2019 14:05
A Polícia Federal investiga uma suposta fraude no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo, em Fortaleza. Ontem, a corporação cumpriu dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 12; Vara Federal de Fortaleza (CE), na casa de aplicadoras do teste suspeitas de cometer atos irregulares durante a prova.
[FOTO1]

Em meio às buscas da Operação Thoth, a PF apreendeu também os celulares das suspeitas, que passarão por perícia. Elas poderão ser indiciadas pelo crime de fraude em certames de interesse público. Caso sejam condenadas, podem cumprir mais de cinco anos de reclusão, além de multa. Se o crime for cometido por funcionário público, há a possibilidade de ampliação da pena em um terço.

Por meio de nota, a Polícia Federal informou que continua investigando, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), outros casos relatados no Rio de Janeiro e na Bahia. A autarquia, por sua vez, afirmou que as investigações não interferem no processo do exame, até o momento.

A segunda etapa do Enem será realizada hoje em todo o país. É a vez de os candidatos serem avaliados em questões de ciências da natureza e suas tecnologias ; física, química e biologia ; e matemática. Ao todo, são 90 perguntas e, diferentemente do domingo passado, o tempo de resposta é menor: cinco horas.

Descanso e alimentação

O professor de matemática do preparatório para o Enem 4k Educacional, Léo Jabá, disse que o período de prova parece ser longo, mas ressaltou que para quem está respondendo as questões na sala, passa muito rápido. Por isso, ele aconselha que os candidatos respondam as perguntas que acharem mais fáceis primeiro. ;O ideal é deixar as médias e as difíceis para o fim, para garantir mais foco e pontos no resultado;, afirmou.

Quem faltou no primeiro dia poderá fazer as provas de hoje. O boletim de desempenho individual, no entanto, trará apenas as notas das provas realizadas e o resultado será usado somente para autoavaliação de conhecimentos. Milena Lopes, 17 anos, aluna do 3; ano do ensino médio, conta que quase se atrasou na primeira etapa. Moradora de Taguatinga, ela fez o teste em uma escola da região. ;Saí 45 minutos antes do início da prova de casa. Pensei que seria tranquilo, porque domingo é mais tranquilo no trânsito. Mas foi ao contrário. Meu pai me deu carona e acabamos entrando em um engarrafamento. Comecei a ficar com medo de não dar tempo e já pensei na possibilidade de perder a prova;, disse a estudante. Ela chegou faltando cinco minutos para o fechamento dos portões.

Antes de sair de casa, os candidatos devem estar atentos para evitar problemas na hora da prova. É preciso apresentar um documento original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É aconselhável levar impresso o cartão de confirmação de inscrição.

Fique por dentro

Para conferir local de prova
Acesse o cartão do participante em www.enem.inep.gov.br/participante

Horários

; Participantes devem ficar atentos, pois em alguns estados e municípios, o horário varia de acordo com o fuso.
Brasília
12h: abertura dos portões

13h: fechamento dos portões
13h30: início das provas
18h30: término das provas

O que levar

; Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada
em material transparente
; Documento oficial de identificação, original e com foto
; Cartão de confirmação de inscrição (aconselhável)
; Declaração de comparecimento impressa (aconselhável)

O que não levar

; Borracha
; Corretivo
; Chave com alarme
; Artigos de chapelaria
; Impressos e anotações
; Lápis ou lapiseira
; Livros
; Manuais
; Régua
; Óculos escuros
; Caneta com material não transparente
; Dispositivos eletrônicos (qualquer som emitido pelos aparelhos eliminará automaticamente o candidato)
; Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação