A prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 trouxe 90 itens de matemática e de ciências da natureza. As questões abordaram diversos temas, até aplicativo de namoro.
O enunciado explica como funciona o app e como dar match. A partir disso, o item informava uma área, a localização de cinco pessoas e perguntava qual a probabilidade de uma pessoa se encontrar simultaneamente com as outras quatro pessoas num bar dentro dessa área.
Candidatos relatam temas cobrados no teste. Confira:
- App de namoro
- Meio ambiente
- Água
- Vacinas
- Conversão de moedas
- Genética
- Química orgânica
- Pilhas
- Altropia
- Óptica
- Daltonismo
- Árvore genealógica
- Controle de pragas
- Agrotóxico e agricultura
- Átomos e Dalton
- Receita para dessalgar feijão
- Café como adubo
- Acidez em polpa de fruta
- Pilha
- Movimento circular
- Cálculos que envolviam regras de 3
- Diabetes
- Esquistossomose
- DNA
- Tabela periódica, que completou 150 anos em 2019
"Achei a prova difícil"
Esta é a primeira tentativa de Herrison Antônio Rodrigues da Hora, 20 anos, no Enem. Ele fez o exame a fim de cursar a sonhada faculdade de medicina veterinária. "Quero conseguir 100% de bolsa, mas já passei no vestibular do UDF (Centro Universitário do Distrito Federal) para cursar letras", diz.
[FOTO1]
Apesar das expectativas, Herrison não se sente confiante. "Não estudei para essa prova. Matemática estava muito difícil. As outras disciplinas foram mais tranquilas", afirma.
"Para mim, foi fácil"
A participante Thaís Dias, 25, achou o segundo dia de provas fácil. "A prova foi bem tranquila, as questões estão no mesmo nível dos outros anos. Caíram muitas perguntas sobre a questão ambiental, sobre água e vegetação", conta.
Thaís quer usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa no Prouni (Programa Universidade para Todos) e cursar a tão sonhada faculdade de direito. "A partir de agora, vou estudar para concursos e continuar tentando entrar na faculdade", revela.
Teste com pegadinhas
[FOTO3]Gustavo de Jesus, 20 anos, saiu da prova no Centro Educacional Gisno, na 906 Norte, por volta das 15h30. O jovem trabalha como caixa em uma franquia de salgados e busca pontuação para cursar medicina veterinária ou direito.
;Eu não achei tão difícil. Gostei do desenvolvimento da prova. Tive mais dificuldade em matemática porque sempre existem as pegadinhas. Aí pegou. Mas acho que fiz uma boa prova;, conta. Gustavo conta que o maior desejo depois da rotina rígida de estudos na preparação pro exame é colocar o sono em dia.
;Ainda fica uma tensão porque não sei qual vai ser o resultado. Mas estou bem mais aliviado do que estava antes da prova. Agora quero dormir bastante pra descansar;, diz.
Para cursar segunda graduação
Formada em jornalismo, Noelia Souza, 43 anos, participou do Enem com o objetivo de cursar psicologia e achou que a prova deste domingo (10) não teve muitas complicações.
;Tinha umas questões bem óbvias e também tinham aquelas com cálculos mais difíceis. Mas a prova abordou assuntos que até mesmo com o que lemos no dia a dia sobre doenças, por exemplo, conseguiríamos responder", afirma.
"Em ciência, não tinha muito o que temer. Já a parte de geometria foi mais difícil;, disse. Apesar da segurança após a prova, a candidata não nega a ansiedade pelo resultado.
;A pior parte é ter que esperar até fevereiro pra saber a resposta. Não tem jeito, isso gera uma expectativa por mais que você tenha experiência;, conta.