Publicidade

Correio Braziliense

Enem 2019: Alunos querem usar nota para entrar em faculdade particular

Estudantes que fizeram prova em escola municipal em Valparaíso relatam que desejam tentar bolsa em faculdades, em vez de tentar alguma federal


postado em 10/11/2019 16:40 / atualizado em 10/11/2019 18:00

A equipe de reportagem do Eu, Estudante acompanha a aplicação do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 em diversos locais de prova no Distrito Federal e no Entorno.

 

Na Escola Municipal Valparaiso 1-E (EMVI-E), a maior parte dos candidatos que deixa o local de prova relata que deseja usar a nota da prova para tentar uma vaga numa faculdade particular. Alguns, inclusive, rejeitam fortemente a ideia de estudar numa universidade pública, como a Universidade de Brasília (UnB).

 

Wirlla Ellen, 18, terminou o ensino médio no ano passado e está fazendo o Enem pela segunda vez. "Quero usar minha nota para cursar jornalismo ou medicina veterinária e espero que seja em breve!", diz. A jovem vai tentar usar a nota do exame exclusivamente para concorrer a bolsas em faculdades particulares.

 

Wirlla e Melquesedeque: pai e filha na torcida por uma bolsa de estudos(foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
Wirlla e Melquesedeque: pai e filha na torcida por uma bolsa de estudos (foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
 

 

A candidata chega a fazer careta quando ouve falar em UnB. "Matemática e exatas não são o meu forte, mas, no domingo passado, eu sei que arrasei", comentou sobre o exame. O pai dela, Melquesedeque Costa, 42, acompanhou Wirlla até o local de prova.

 

Ele relata, orgulhoso, que a filha se dedicou muito aos estudos. "Ela estudou, está preparada! As expectativas são boas!"

 

O pai torce para a filha passar numa faculdade particular. "A universidade pública é de graça também, mas, se ela conseguir bolsa numa particular, eu acho melhor", admite.

 

Para Gabriel, UnB é segunda opção(foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
Para Gabriel, UnB é segunda opção (foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
 

Gabriel Carvalho, 18, está fazendo o Enem pela primeira vez. Ele conta que conseguiu uma bolsa parcial na Faculdade Anhanguera, para cursar letras - português e inglês. "Quero usar minha nota para complementar a bolsa que consegui", afirma. Para Gabriel, a UnB seria a segunda opção. 

 

A participante Thaís Dias, 25, é outra que quer usar a nota do Enem para estudar direito numa faculdade particular. Ela achou o segundo dia de provas fácil. "A prova foi bem tranquila, as questões estão no mesmo nível da dos outros anos. Cairam muitas perguntas sobre a questão ambiental, sobre água e vegetação."

 

Thaís está de olho no ProUni(foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
Thaís está de olho no ProUni (foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)

O objetivo de Thaís é conseguir uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). "A partir de agora, vou estudar para concursos e continuar tentando entrar na faculdade." 

 

Herrison Antônio Rodrigues Da Hora, 20, está na primeira tentativa de cursar a sonhada faculdade de medicina veterinária. "Quero conseguir 100% de bolsa, mas já passei no vestibular do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) para cursar letras."

Herrisson tentará bolsa(foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
Herrisson tentará bolsa (foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
 

Apesar das expectativas, Herrison não se sente confiante. "Não estudei para essa prova. Matemática estava muito difícil, as outras disciplinas foram mais tranquilas", comenta. 

 

Wemerson dos Santos, 19, é aluno do 3º ano do ensino médio e está fazendo o Enem pela primeira vez. "Quero financiar a faculdade pelo Fies. Acho que é mais garantido tentar bancar, já que o governo deixa a desejar na educação." Wemerson quer cursar tecnologia da informação.

Wemerson aposta no Fies(foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
Wemerson aposta no Fies (foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)

Pela quarta vez, Wanessa Elen dos Santos, 20, faz a prova do Enem na expectativa de conseguir uma bolsa no ProUni.

Wanessa sonha com bolsa de estudo(foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
Wanessa sonha com bolsa de estudo (foto: Lanna Silveira/Esp. CB/D.A Press)
 

"Acho mais fácil tentar uma bolsa com o Enem, pois acredito que seja mais fácil entrar na UnB pelo vestibular ou pelo PAS", conta. Ela se preparou em casa e está mais tranquila para a prova de hoje do que no domingo passado. 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

1.521 vagas de emprego estão abertos 16:04 - 15/12/2019 - Compartilhe

1.521 vagas de emprego estão abertos

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
MEC lança diploma digital 20:01 - 10/12/2019 - Compartilhe

MEC lança diploma digital