Jornal Correio Braziliense

Enem

Enem 2019: acompanhe, ao vivo, correção da prova de exatas

Equipe de 25 professores do Sigma está na redação do Correio para corrigir, ao vivo, provas do segundo dia do Enem 2019. Acompanhe pelas redes sociais

[FOTO1]
Neste domingo (10), milhões de estudantes de todo o país fizeram o último dia de provas do Enem 2019. Em 5h de prova, eles responderam a 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática. Para auxiliar os candidatos, o Eu, Estudante realiza um vídeo ao vivo de correção da prova em parceria com o colégio Sigma. São cerca de 25 professores explicando a resolução de cada questão.

Os que acompanharem em tempo real também podem enviar perguntas que serão respondidas pelos professores. Para isso, basta comentar durante a realização da live em uma das redes sociais do Correio ; Twitter (@correio), Facebook (@correiobraziliense) e YouTube, Correio Braziliense. Assista:

Ordem da transmissão

A ordem da transmissão seguirá o caderno de provas. Os primeiros a participar são os professores de Biologia, Alessandro Reis e Yuri Vieira. Em seguida, entram Paulo Ferrari e Alvir Júnior para discutir questões de Física.

Julia Gaspar, Mario Serafim e Alceu Hayashi, logo depois, discorrem sobre o conteúdo de Química cobrado no exame. Por fim, Gabriel Carvalho e Palo Luís encerram a transmissão tirando as dúvidas dos participantes sobre as questões de Matemática.

Tudo o que aconteceu

Os portões abriram pontualmente às 12h e as provas começaram às 13h, no horário de Brasília. A chegada dos candidatos foi tranquila, sem tumulto nos locais em que a equipe do Correio esteve. No meio da tarde, às 15h30, os primeiros candidatos começaram a deixar os locais de prova sem levar o caderno de questões ; até esse momento também não havia nenhum tumulto.

App de namoro e vacinas foram alguns dos temas que caíram na prova e, no final do dia, houve rumores de que a prova tinha sido vazada horas antes do horário permitido para a saída com o caderno de questões. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, concedeu entrevista coletiva em que minimizou o fato chamando de ;divulgação antecipada; das questões.

Gabarito

Antes da live de correção do segundo dia do Enem, uma equipe de mais de 20 professores do colégio Sigma se reuniu na redação do Correio, divididos em salas por áreas, para resolver as questões propostas no exame. O gabarito oficial do Inep será divulgado em 13 de novembro. Por sua vez, os resultados oficiais sairão em janeiro de 2020.
O Eu Estudante também divulgou o gabarito extraoficial elaborado pelo colégio Chromos, minutos após a prova. Uma equipe de 90 professores corrigiu, de maneira ágil e assertiva, todas as questões.