Enem

Enem 2019: gabarito oficial de todas as provas é divulgado pelo Inep

Estudantes podem acessar documentos com questões dos 12 tipos de caderno de prova junto com as respostas oficiais divulgadas pelo Inep nesta quarta

Eu, Estudante
postado em 13/11/2019 16:21

[FOTO1]

Os mais de 3 milhões de estudantes que compareceram aos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir todos os gabaritos oficiais e cadernos de questões no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão acaba de liberar os arquivos na página oficial. Eles estão separados dia de aplicação (primeirou ou segundo domingo), cor do caderno, e tipo de aplicação (regular, braile com ledrou ou libras).

Cálculo da nota

Mesmo com as respostas divulgadas, ainda é cedo para os estudantes saberem que nota tiraram na prova. Isso porque a correção do Enem é feita a partir da chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, um sistema de inteligência artificial extrai o gabarito preenchido por cada estudante nos cartões de resposta e encaminha à base de dados do Inep.

Lá, há um processamento desses dados para garantir que estudantes que marcaram aleatoriamente o cartão não recebam a mesma pontuação de quem respondeu com base nos próprios conhecimentos. Isso é possível porque o TRI atribui um peso específico para cada questão segundo os padrões de resposta do próprio candidato.

Resultado oficial

Para ter certeza da pontuação, só mesmo aguardando o resultado oficial. A previsão do Inep é que as notas estejam disponíveis em janeiro de 2020, em dia ainda a confirmar. Por fim, treineiros poderão saber do próprio desempenho em março do mesmo ano, assim como o espelho da redação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação