Correio Braziliense
postado em 17/01/2020 15:02
Há poucas horas após a divulgação das notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, cerca de 1 milhão dos 3,9 milhões de participantes já verificaram seu desempenho. A contagem foi feita às 11h30 desta sexta-feira (17/1). O índice de participação desta última edição do exame foi de 77,2% de participação, um recorde dentro 10 anos.
Devido à alta quantidade de acessos ao site, a recuperação de senhas no sistema está lenta. Muitos candidatos ainda estão com dúvidas sobre como ter acesso à nota ou tem outros questionamentos. Por essa razão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará durante, todo o fim de semana, entre sábado (18/1) e domingo (19/1), das 8h às 20h, plantões por telefone para responder a todas as perguntas dos estudantes.
O atendimento será feito pelo número 0800-616161 (somente chamadas de telefone fixo). É recomendável que a procura pelo plantão telefônico seja feita apenas se o problema persistir. A ajuda pode ser dada também pelo autoatendimento da página do participante.
As notas dos “treineiros”, que não concluíram o ensino médio em 2019, serão liberadas somente em março, assim como a vista pedagógica da redação de todos os participantes.
Para acessar os resultados do exame, é preciso ter em mãos o CPF e a senha. É permitida a recuperação de senha pelo e-mail cadastrado e também a troca do endereço eletrônico. Acesse a página do participante do Enem e siga as instruções:
- Responda ao desafio de segurança proposto pela Nanda, uma personagem digital. O desafio é importante para evitar o acesso de robôs.
- Responda ao desafio de segurança proposto pela Nanda, uma personagem digital. O desafio é importante para evitar o acesso de robôs.
- Informe o seu CPF na Página do Participante e, em seguida, insira a senha. Caso você não se lembre da senha registrada na inscrição, clique no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento.
- O sistema vai pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição.
- Se o participante optar por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Caso não encontre, vale olhar na caixa de spam! Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser apenas trocar o endereço do correio eletrônico deve seguir as orientações.
- O participante deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail.
A senha será enviada para o novo e-mail e o participante poderá acompanhar suas notas no exame.
O Enem 2019 conquistou 53 redações nota 1.000, em que 32 foram escritas por mulheres. Das 16 unidas da Federação, Minas Gerais teve o maior número de notas máximas, 13. O tema desta edição foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Número de redações com nota máxima por unidade da Federação:
- Alagoas - 2
- Bahia - 1
- Ceará - 6
- Distrito Federal - 2
- Espírito Santo - 1
- Goiás - 4
- Maranhão - 1
- Mato Grosso do Sul - 1
- Minas Gerais - 13
- Paraíba - 1
- Pará - 2
- Pernambuco - 1
- Piauí - 2
- Rio Grande do Norte - 6
- Rio de Janeiro - 6
- São Paulo - 4
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.