Enem

Enem 2019: MEC admite erro em notas, mas mantém calendário do Sisu

O ministro Abraham Weintraub pediu desculpas aos estudantes que levaram, segundo ele, o "susto" ao conferir suas notas e verificar que elas estavam erradas

Correio Braziliense
postado em 18/01/2020 12:41
Prova do Enem 2019Após reclamações de estudantes que fizeram o Enem 2019, o Ministério da Educação (MEC) admitiu, neste sábado (18/1), que houve erro na divulgação das notas do segundo dia de provas de uma parte dos candidatos. O erro aconteceu devido a uma troca de gabaritos.

Em vídeo postado nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub prometeu corrigir o erro até a segunda-feira (20/1). "Houve inconsistência no gabarito de algumas provas", afirmou Weintraub.

De acordo com ele, em torno de 0,1% dos candidatos recebeu uma nota errada devido à troca de gabarito na hora do armazenamento. O erro pode ter envolvido a cor da prova. Dos 5.095.388 inscritos para o exame, 3.709.809 fizeram a prova no segundo dia de aplicação.

O ministro prometeu que as "inconsistências" serão corrigidas e que nenhum candidato será prejudicado pelo erro. Weintraub pediu desculpas aos estudantes que levaram, segundo ele, o "susto" ao conferir a nota do Enem.

No mesmo vídeo, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, divulgou um e-mail pelo qual os candidatos podem solicitar a revisão de suas provas, bastando enviar nome e CPF: enem2019@inep.gov.br

Sisu 

Os estudantes que reclamam, nas redes sociais, dos problemas nas notas do Enem se preocupam também com o acesso às universidades. O início das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas com as notas do Enem, é na próxima terça-feira (21/1). 

Até a última atualização desta matéria, porém, o MEC não havia mudado o calendário do Sisu devido ao problema com as notas de parte dos estudantes. Como a pasta espera corrigir as falhas até segunda-feira, a esperança é que, na terça-feira, todos os candidatos estejam com as notas certas para se inscrever a uma vaga nas universidades.

Falha em gráfica

Lopes apontou falha da gráfica Valid Soluções S.A. nas notas erradas. Ainda de acordo com Lopes, foram menos de 9 mil candidatos prejudicados pela situação, que ocorreu devido a uma troca dos gabaritos — havia modelos diferentes, com cores diferentes, do mesmo exame. A falha teria ocorrido no segundo dia de prova.
 
A empresa de impressão trabalhou com o exame pela primeira vez nesta edição de 2019.   
 
resultado do Enem 2019 foi divulgado na última sexta-feira (17/1). Dos quase quatro milhões de candidatos, só 53 tiraram nota mil na redação; dois desses textos considerados 'perfeitos' são de Brasília
 
Com informações da Agência Estado. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags