Selecao_SISU

Inscrições para o primeiro semestre de 2020 do Sisu estão abertas

Candidatos podem se inscrever desta terça (21/1) até domingo (26/1) com a nota do Enem. A divulgação dos resultados está marcada para 28 de janeiro

Correio Braziliense
postado em 21/01/2020 00:01

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. A candidatura é feita exclusivamente na página do Sisu e pode ser feita até domingo (26/1)

 

Inicialmente, o prazo terminava na sexta-feira (24/1), mas o Ministério da Educação (MEC) resolveu prorrogar o período de candidatura. O adiamento foi anunciado na segunda (20/1) para evitar que candidatos que tiveram correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) errada saiam prejudicados.

O resultado da chamada regular será publicado na próxima terça-feira (28/1).

O novo site do Sisu disponibiliza informações mais completas sobre as vagas

 

Poderão participar do processo seletivo estudantes que fizeram o Enem 2019 e tiveram nota acima de zero na redação. A nota individual do exame foi divulgada na última sexta-feira (17/1) e está disponível para consulta na página do participante do Enem. Para acessar o portal Sisu, é necessário fazer login com o número de inscrição e a senha utilizada na página do Enem.

 

Neste ano, o Sisu ofereceu 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. Candidatos não selecionados na primeira chamada poderão manifestar interesse na lista de espera de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. A segunda convocação será feita de 7 de fevereiro a 30 de abril. O participante poderá escolher até duas opções de curso, que podem ser alteradas até o último dia de inscrições.

 

Recomenda-se que os estudantes monitorem o site durante os quatro dias em que o sistema fica aberto. As notas de cortes são atualizadas uma vez por dia, assim o inscrito pode alterar a primeira escolha conforme as médias se julgar necessário, a fim de aumentar as chances de aprovação.

 

Classificação do Sisu é feita de forma automática a partir da nota do Enem 2019

A seleção é feita automaticamente pelo Sisu de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas.

O Sisu ganhou um portal mais simples, moderno e intuitivo em 2020. O novo sistema de busca permite consultar as vagas disponíveis com mais rapidez. Além disso, o estudante tem acesso a um relatório completo com todas as informações detalhadas de cada uma das vagas, como câmpus, modalidade e turno. Tudo isso sem precisar baixar nenhum aplicativo, basta apenas entrar no site pelo computador, celular ou tablet. O site também conta com o cronograma completo e, para o caso de dúvidas, um tutorial de como se inscrever no programa.

Chances no DF

Instituições de ensino superior públicas do DF oferecem 1.187 vagas na primeira edição do Sistema Unificado de Seleção Unificada em 2020. A Universidade de Brasília (UnB) parou de ofertar oportunidades pelo programa, assim, o número total de chances caiu em comparação com o primeiro semestre de 2019.

 

Interessados em garantir uma vaga no ensino superior da capital federal pelo Sisu podem opter por concorrer a vagas no Instituto Federal de Brasília (IFB) e na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs).

 

O IFB abriu 1.027 vagas para as seguintes graduações: agroecologia, automação industrial, eventos, gestão pública, sistemas para internet, gastronomia, design de produtos, ciência da computação, design de moda, logística, secretariado e; além disso, as opções em licenciatura em biologia, física, geografia, letras / português, matemática e química. As oportunidades são para todos os câmpus da instituição, exceto o do Recanto das Emas. 

 

Na Escs, são disponibilizadas 160 vagas pelo Sisu, sendo metade para enfermagem e o restante para medicina. As oportunidades são para os dois câmpus da faculdade, localizados em Samambaia e na Asa Norte.  

Risco de cancelamento?

Até o momento, as inscrições do Sisu estão mantidas, mas a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PDFC), ligada ao Ministério Público, pede que sejam canceladas.

 

Em documento enviado ao Ministério da Educação na segunda (20/1), procuradora pede que inscrições sejam suspensas até erro nas notas do Enem ser totalmente resolvido. A PDFC também pediu esclarecimentos ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre o erro.  

 

Tanto o Inep quanto o MEC garantiram, nesta segunda (20/1), que todas as incorreções foram resolvidas e que nenhum candidato será prejudicado. 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags