Correio Braziliense
postado em 22/01/2020 20:50
Das 237.128 vagas em 128 instituições de ensino públicas em todo o Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cerca de 100 mil são destinadas a cotas. As inscrições estão abertas até às 23h59 de 26 de janeiro. Os estudantes podem se candidatar utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), revelada na última sexta-feira (17/1).
Perante a Lei nº 12.711/2012, institutos e universidades federais devem reservar 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentre as reservas, serão oferecidas vagas para pretos, pardos e indígenas, respeitando a proporção deles por unidade da federação, segundo dados do IBGE. A Lei não rege as instituições estaduais e municipais, que acabam adotando políticas próprias.
De acordo com levantamento feito pelo Quero Bolsa, o Distrito Federal é a unidade que mais oferece vagas por cotas, proporcionalmente, com 63,3% das ofertas. Em último lugar aparece o Piauí, com 42,4% do todo.
Reserva das vagas para pessoas trans
Ainda segundo o levantamento, há cotas para pessoas trans, via políticas de inclusão. Ao todo, são 142 vagas divididas entre os estados da Bahia (102) e São Paulo (40) em três instituições de ensino: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com 84, Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, com 40 e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com 18.
A Universidade Federal do Sul da Bahia foi a pioneira no assunto no Brasil, começando o programa em 2018. Em 2019, a Universidade do Estado da Bahia passou a oferecer reserva de vagas nessa modalidade. A UFABC adotou a reserva para pessoas trans neste ano e, além disso, ainda oferta 20 vagas para refugiados e 104 vagas para pessoas com deficiência.
Como se inscrever
Segundo o edital , na UFABC, existem 2 tipos de ofertas de vagas: uma para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, independente da renda familiar, e outra para o mesmo grupo em situação de vulnerabilidade econômica (renda familiar bruta inferior a 1,5 salário mínimo). Essa oferta de vagas não afeta as reservadas via lei de cotas, sendo subtraídas das de ampla concorrência.
No caso da UNEB, o edital informa que as vagas ofertadas para pessoas "transexuais, travestis ou transgêneros" têm os seguintes requisitos: ensino médio em escola pública, renda bruta familiar inferior a 4 salários mínimos e primeira graduação. A oferta acontece no modelo de "sobrevagas", não afetando o número oferecido via outras modalidades.
Já no caso da UFSB, o edital oferta vagas para "pessoas transexuais, travestis e transgêneros", que tenham concluído o ensino médio em escola pública. As vagas também não afetam aquelas correspondentes a lei de cotas.
Quais são os 5 cursos com mais ofertas de vagas?
O Quero Bolsa fez um levantamento dos 5 cursos com mais vagas no Sisu com cotas para pessoas trans:
• Interdisciplinar em ciência e tecnologia - 24 vagas;
• Pedagogia - 14 vagas;
• Letras (língua portuguesa e literatura de língua portuguesa) - 10 vagas;
• Interdisciplinar em ciências e humanidades (BI/LI) - 8 vagas;
• História - 6 vagas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.