Enem

Inscrições do Enem 2020 começam em 11 de maio

Neste ano, prova terá versão tradicional e digital. O pedido de isenção de taxa pode ser feito a partir da próxima segunda-feira (6)

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 10:59
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (31), os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As inscrições serão feitas de 11 a 22 de maio, pela Página do Participante ou aplicativo oficial do Enem. A taxa de inscrição é de R$ 85.

Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dará ao participante a opção de fazer o exame no formato tradicional ou digital. Entretanto, a prova virtual estará disponível apenas para os 100 mil primeiros candidatos a optarem por essa edição. A opção não estará disponível para treineiros.

São dois editais, um para cada versão:


Neste ano, serão aplicadas duas versões da prova: tradicional e digitalA aplicação do Enem digital será nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto a versão impressa nos dias 1º e 18 de novembro. As provas contam com a mesma estrutura: quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação dissertativa. As duas edições terão duração de cinco horas. 

A taxa de inscrição, com o valor de R$ 85 para ambas versões, deverá ser paga até 28 de maio, por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU). A solicitação de isenção poderá ser feita entre 6 e 17 de abril
 

Saiba Mais

 

A gratuidade é garantida aos participantes que estejam cursando o último ano do ensino médio no ano de 2020, em escola da rede pública, estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e  inscritos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico),  além de ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A justificativa de ausência é obrigatória aos isentos da taxa em 2019 que não compareceram aos dois dias do exame e deseja solicitar novamente a isenção para fazer o Enem 2020.
 
O Enem 2020, com base na Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, garantirá o atendimento especializado a quem precisar. Nesses casos, as solicitações deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, mesmo período da inscrição, no Sistema Enem. 

As respostas serão divulgadas em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível em 10 de junho

Neste ano, para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação "especializado"


Cronograma Enem 2020

Solicitação da isenção e justificativa de ausência: 6 a 17 de abril
Resultado da isenção: 24 de abril
Inscrições: 11 a 22 de maio
Nome social: 25 a 29 de maio
Aplicação do Enem Digital: 11 e 18 de outubro
Aplicação do Enem Impresso: 1º e 8 de novembro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags