Enem

Estudantes enfrentam problema com isenção da taxa do Enem

Candidatos que pediram dispensa do pagamento receberam comunicado dizendo que devem pagar o boleto

Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 20:35
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na segunda-feira (11/05), e os estudantes já estão enfrentando problemas. Parte dos candidatos que solicitaram isenção da taxa recebeu a seguinte mensagem após a realização da inscrição: “Verifiquei que você não fez pedido de isenção neste ano. Será necessário que você pague uma taxa para que a sua inscrição seja confirmada”. 

É o caso de Júlia Vieira, 17, estudante do Centro de Ensino Médio 3 de Ceilândia (CEM 03). Ela conta que, desde que entrou com requerimento para ser dispensada do pagamento, não recebeu retorno do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame. “Não me mandaram mensagem avisando se haviam aceitado ou negado o meu pedido, mas, como eles tinham prolongado o período para solicitação, achei que fosse por isso”, relembra.

“Quando chegou a data do resultado definitivo (7/5), novamente não me mandaram mensagem”, acrescenta. Ao fazer a inscrição, na segunda-feira (11/5), Júlia recebeu o aviso de que deveria pagar o boleto. “Minha mãe tentou entrar em contato com eles (Inep) por ligação. Ela ficou cerca de 12 minutos esperando e ninguém atendeu.”
 
Candidatos que pediram dispensa do pagamento receberam comunicado dizendo que devem pagar o boleto
  
Nicolly Estevão, 17, moradora de Cariacica (ES), passou pela mesma situação. “Fiz meu pedido de isenção logo que (o prazo) foi aberto e fiquei esperando o dia do resultado.  Não obtive retorno e, hoje, quando terminei minha inscrição, automaticamente geraram o boleto e disseram que eu não tinha feito a solicitação.”

O estudante Luiz Fernando Pereira de Souza, 19, pediu a isenção da taxa pelo critério de baixa renda.“Eu fiz tudo certinho solicitando a isenção, mas depois chegou um aviso de pagamento de boleto. Como eu fiquei de cabeça quente, só apaguei as mensagens e fiquei repensando sobre fazer a prova este ano”, relata. Ele também não obteve retorno sobre o requerimento. 
 

Saiba Mais

 

O caso de Beatriz Gonçalves Santana, 18, moradora de Francisco Morato (SP), foi um pouco diferente. Apesar de não ter solicitado isenção, ela recebeu um aviso, após fazer a inscrição, dizendo que não precisaria pagar a taxa. Algum tempo depois, porém, recebeu o boleto. “Primeiro, chegou uma mensagem dizendo que a minha inscrição havia sido recebida. Depois, outra dizendo que ela não havia sido confirmada porque era necessário gerar o boleto. Só que, assim que eu terminei de me inscrever, apareceu uma mensagem em verde dizendo que eu estava isenta de pagar.” 

No Twitter, a estudante comentou sobre o caso

Candidatos que pediram dispensa do pagamento receberam comunicado dizendo que devem pagar o boleto
 
 
 
 


Procurado pelo Eu, Estudante, o Instituto não se pronunciou até a publicação desta reportagem 
 
 
 
 
 
 
 
 

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags