Enem

Enem 2020: Conheça 6 ferramentas de estudos gratuitas para o exame

Com provas agendadas para novembro e aulas que seguem sem previsão de retorno presencial, alunos precisam adaptar-se na preparação para o vestibular

Lorena Fraga*
postado em 19/05/2020 09:00 / atualizado em 16/09/2020 14:06
Com escolas operando em Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido a pandemia do coronavírus, muitos alunos buscam alternativa de estudos e preparação para o exame. Confira seis plataformas de ensino gratuito para se preparar para o Enem. 
 
Ferramentas ajudam alunos a se prepararem para o Enem 

1-Trilha do Enem 

A plataforma gratuita conta com algoritmos de adaptive learning, ferramenta que detecta as dificuldades de cada aluno, possibilitando um plano de estudos personalizado. Além de videoaulas ao vivo com tradução simultânea em libras, a Trilha oferece três tipos de simulados: rápido, customizado e temático.

Para guiar melhor o usuário, os desempenhos por conteúdo e por habilidades são medidos constantemente. Os cálculos usam a metodologia Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma aplicada no Enem, que varia em uma escala de 0 a 1000. 

Após a prova, o candidato pode ainda acompanhar aula de gabarito extra-oficial e simular sua nota. A plataforma pode ser acessada no endereço

2-Stoodi Portas Abertas

A ferramenta on-line oferece acesso gratuito a mais de cinco mil videoaulas de todas as disciplinas, separadas por módulos. O site (inserir link: disponibiliza ainda um banco de questões com mais de 30 mil exercícios para a prática do conteúdo aprendido.

3-Anglo Box

A marca Anglo, da SOMOS Educação, oferece a vestibulandos de todo o país o Anglo Box, plataforma com aulas gratuitas, ministradas pelos próprios professores do cursinho, ao todo são 477 videoaulas. Os estudantes ainda conferem dicas de como se organizar para estudar em casa.

4-Duolingo

O Duolingo é um aplicativo gratuito que ensina diversas línguas de forma dinâmica. O estudante pode aprender a falar, escrever e ler o idioma de sua opção. Considerando que o Enem exige a escolha de um idioma, entre inglês e espanhol, para a realização da prova de língua estrangeira. A ferramenta ajuda os alunos a se prepararem para essa parte do exame. O estudante pode fazer as atividades de forma flexível, escolhe local e horário pelo próprio celular. Para acessar basta entrar no site

5-Geekie Games Enem

O Geekie Games é um jogo com videoaulas, exercícios e simulados que preparam o vestibulando. A iniciativa é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar de ter planos mais incorporados e personalizados que são pagos, os estudantes podem se registrar e usar a ferramenta de forma gratuita com mais de 600 videoaulas e simulados on-line. Acesse

6-AppProva

O aplicativo tem um vasto banco de questões do Enem, com diversos simulados, ele é fundamental para quem quer se preparar para o exame estudando com base nas provas anteriores. Ele também oferece questões de outros vestibulares, assim o aluno pode priorizar os exercícios da instituição que tem interesse. O aplicativo é gratuito e está disponível na Apple Store e Google Play.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags