Enem

Enem 2020 registra 4 milhões de inscritos; não há mais vagas para prova digital

Faltando três dias para encerramento das inscrições, taxa de cadastrados mantém a regularidade dos últimos dois anos mas ainda não supera 2019

Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 19:26
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta terça-feira (19/5) balanço do número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.  Já são 4.000.221 inscritos para realizar a prova que é considerada o maior vestibular do país. 
 
Prova é considerada o maior vestibular do país. 
 
Para a versão digital da prova, novidade da edição deste ano, foram disponibilizadas 101,1 mil vagas que esgotaram-se em pouco mais de quatro dias de inscrições. O prazo para as inscrições termina às 23h59 da sexta-feira, 22 de maio. O cadastro é feito exclusivamente na plataforma on-line do Inep, a Página do Participante, o estudante precisa preencher os dados solicitados no ato de inscrição. 

É importante lembrar que o Inep irá garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Enem, mesmo que não ocorra um pedido formal de isenção de taxa por parte dos inscritos. Os outros estudantes devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85 até 28 de maio.

Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

A aplicação em computador vai ocorrer em 99 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. O prazo também termina na sexta-feira (22) para quem necessita de atendimento especializado. A solicitação de recursos de acessibilidade deve ser confirmada durante a inscrição.

Protestos virtuais pedem o adiamento do exame

O Ministério da Educação (MEC) mantém as datas mesmo com protestos virtuais, como a hashtag #AdiaEnem, pedindo o adiamento do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que está atento ao cenário de pandemia e que o Enem exige a execução de diversas etapas preparatórias para que as provas nominais sejam realizadas por cada participante.

Atenção para evitar erros de informação na hora da inscrição

O Inep recomenda calma na hora da realização do procedimento de inscrição. É importante que o estudante verifique cuidadosamente as informações declaradas, porque algumas delas não poderão ser modificadas após finalizar o cadastro.

Os dados que constam na Receita Federal como nome, nome da mãe e data de nascimento, devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição só poderá ser concluída após a atualização dos dados na Receita. 

O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem, mas só até o fim do prazo de inscrições, em 22 de maio. Será possível alterar o endereço da residência, a língua estrangeira escolhida- inglês ou espanhol- e o tipo de atendimento especializado. Além disso, o participante também pode trocar a foto anexada e a cidade onde optou por fazer as provas. 

Como é necessário indicar com antecedência as informações, quem faz a inscrição deve estar seguro da escolha do local do exame. As respostas ao Questionário Socioeconômico não podem ser alteradas após a conclusão da inscrição, e o mesmo vale para o Número de Identificação Social (NIS), que não pode ser trocado, mesmo durante o período de inscrições.

Confira o calendário de datas para o Enem 2020

11 a 22 de maio: Inscrições pelo site
11 a 28 de maio: Pagamento da taxa de inscrição
Outubro de 2020: Divulgação do cartão de confirmação da inscrição
1º e 8 de novembro: Prova impressa
11 de novembro: Divulgação de gabaritos da prova impressa
22 e 29 de novembro: Enem digital
2 de dezembro: Divulgação de gabaritos do Enem digital
Janeiro de 2021: Divulgação de resultados e abertura do Sisu


Informações e dúvidas a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco do Inep, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161, somente chamadas de telefone fixo.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags