Publicidade

Correio Braziliense

Enem foi adiado, mas as inscrições devem ser feitas até as 23h59 de hoje

Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda a todos os participantes que o procedimento seja feito com calma


postado em 22/05/2020 06:00 / atualizado em 22/05/2020 21:39

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Mesmo com o anúncio do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, as inscrições para a prova não serão prorrogadas. O prazo termina hoje, às 23h59. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, mais de 4,3 milhões de estudantes já estão inscritos.


Porém, para o Enem Digital –– versão informatizada do exame –– não há mais vagas. As 101,1 mil oferecidas esgotaram-se na semana passada. Os candidatos farão a prova em laboratórios de informática em diversas faculdades brasileiras.

Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda a todos os participantes que o procedimento seja feito com calma. O aluno deve, por exemplo, verificar cuidadosamente as informações declaradas. Algumas delas não poderão ser modificadas depois da inscrição concluída.

Os dados que constam na Receita Federal (nome, nome da mãe e data de nascimento) devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição poderá ser concluída apenas após a atualização dos dados no Fisco.

 

 


Consulta
Nos próximos dias, o Inep vai fazer uma consulta aos inscritos para definir novas datas. Serão convidados a responder uma enquete na Página do Participante, para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas. As informações podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco, do Inep, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

Mas, ontem, nas redes sociais, pais e alunos demonstraram preocupação com a não confirmação do pagamento da taxa de inscrição. Afirmam que, embora o débito tenha sido efetuado, no site do Enem ainda consta como pendente. O Correio manteve contato com o Inep para saber o que estava acontecendo e obteve a resposta de que os boletos já pagos estão em processamento no sistema e os participantes receberão a confirmação até 28 de maio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade