Publicidade

Correio Braziliense

Após adiamento, confira como fica o cronograma do Enem

Ministro da Educação anuncia, por meio de rede social, adiamento do prazo para se habilitar à prova. Pagamentos podem ser feitos até um dia depois da data final para garantir a participação. Até o meio-dia de ontem, mais de 5 milhões de pessoas tinham feito o cadastro


postado em 23/05/2020 07:00

Em 2019, os candidatos tiveram mais tranquilidade para participar do exame. Neste ano, é preciso ficar ainda mais atento ao cronograma (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Em 2019, os candidatos tiveram mais tranquilidade para participar do exame. Neste ano, é preciso ficar ainda mais atento ao cronograma (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nas redes sociais o adiamento das inscrições provas do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. O prazo limite agora é 27 de maio, às 23h59. Sobre os boletos para participar das provas, podem ser pagos até 28 de maio.

“Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)”, acrescentou o ministro, na mesma mensagem.

A realização da edição de 2020 do exame ainda não tem data para ocorrer. Antes marcada para novembro, o adiamento do Enem foi aprovado pelo Senado na terça-feira. Diante disso, o governo costurou um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para postergar o exame. Segundo sugeriu o ministro Weintraub, na última quarta-feira, em post nas suas redes sociais, a realização do exame deve ser de 30 ou 60 dias depois da data inicial.

Já o Inep explica, em nota, que “a iniciativa (de estender o prazo de inscrição) decorre de entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público”.

Segundo o Instituto, até as 12h de ontem, mais de 5 milhões de pessoas haviam se inscrito para realizar o exame. Desse total, aproximadamente 101 mil candidatos estariam na versão digital.

“Como já anunciado anteriormente pelo MEC e Inep, será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta”, complementa a nota do Inep.

Prova digital

A versão digital da prova é uma novidade desta edição — sua aplicação será realizada em todas as unidades da Federação, e 99 cidades receberão o novo modelo. Mas, nas duas, os participantes terão provas de linguagem, ciências humanas e suas tecnologias, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Cada área terá 45 questões e a redação será manuscrita em ambos os modelos.

Mas nem tudo é concordância com as recentes decisões do Ministério da Educação e do Inep. Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes (Ubes), considera que o candidato se sente desamparado. “As respostas estão confusas, a palavra nesse momento é insegurança. O MEC diz que até dia 28 vão receber a confirmação de pagamento. Só que já passou o prazo de inscrição. E se não chegar a tempo? E se a confirmação for que o meu boleto não foi aceito? Eu deixo de realizar a prova?”, cobrou.

Confira o cronograma do exame


27/5

» Termina o período de inscrição
» Termina a solicitação de atendimento especializado do Enem impresso
» Termina o período para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira

28/5
» Termina o período para pagamento da taxa de inscrição

1/6

» Começa a solicitação para tratamento pelo nome social

5/6
» Divulgação do resultado da solicitação de atendimento especializado do Enem impresso
» Termina a solicitação para tratamento pelo nome social

8/6
» Começa o período de recurso relacionado ao atendimento especializado do Enem impresso
» Divulgação do resultado da solicitação para tratamento pelo nome social

12/6
» Termina o período de recurso relacionado à solicitação de atendimento especializado do Enem impresso

15/6
» Divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de atendimento especializado do Enem impresso
» Começa o período de recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social

19/6

» Termina o período de recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social

22/6
» Divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade