Enem

Prazo de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020 termina nesta quarta-feira (10)

Chega ao fim a nova data estipulada pelo MEC para o vencimento da taxa de inscrição, valor pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência Correios

Eu, Estudante
postado em 10/06/2020 19:25
Nesta quarta-feira (10), acaba o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data foi prorrogado em 12 dias, e a taxa deve ser paga por estudantes que se inscreveram e não se enquadram nos perfis descritos nos editais das versões impressa ou digital do exame, que garantem a gratuidade.
Prazo já foi prorrogado em 12 dias
Para realizar o pagamento, é necessário acessar a página do participante e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) com a nova data. O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser quitada em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, decidiu ampliar o prazo devido ao cenário de pandemia de COVID-19 e, assim, mantém o compromisso para que nenhum participante seja prejudicado. A datas de provas serão definidas após consulta aos inscritos.

O Enem 2020 recebeu 6,1 milhões de inscrições. Destas, 4,8 milhões são de participantes que não precisaram pagar a taxa. O Inep já confirmou 5,7 milhões de inscritos e pouco mais de 300 mil ainda necessitam realizar o pagamento para assegurar a participação no exame.

Pressão gerou adiamento

O Enem foi adiado após forte pressão estudantil, de movimentos sociais e do parlamento. Projeto de lei que estabelecia o adiamento foi aprovado no Senado Federal por 75 votos a favor e um contra (apenas de Flávio Bolsonaro, Republicanos-RJ). A matéria seria apreciada na Câmara dos Deputados e só não foi porque o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Inep e o presidente da República, Jair Bolsonaro, declararam o adiamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação