Enem

Inep convida entidades de educação para debater sobre datas do Enem

Evento faz parte de uma rodada de discussões que teve início na tarde desta quinta-feira (2)

Nesta sexta-feira (3), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, se reunirá com entidades representantes do ensino superior para discutir sobre as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
 
 

Participarão da videoconferência instituições como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup). 

O evento faz parte de uma rodada de discussões que teve início na tarde desta quinta-feira (2). Na ocasião,  Alexandre Lopes se reuniu com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas, em encontro virtual.

Na pauta da videoconferência, que teve em torno de 40 participantes, foi discutida a melhor forma de conciliar os interesses dos estudantes com o fim ano letivo e o calendário acadêmico para 2021. Os participantes discutiram também a respeito do ajuste entre a data de aplicação das provas e a entrega de resultados, que influencia o cronograma dos programas para acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Opinião dos candidatos 

Responderam à enquete realizada do Inep sobre a melhor data para o Enem 2020 1.113.350 participantes, cerca de 20% do total de inscritos. Quase metade (49,7%) optou por realizar o Enem em maio de 2021, enquanto 35,3% dos participantes escolheram janeiro e outros 15% optaram por dezembro.