Enem

Participantes do Enem 2020 terão que usar máscara no dia da prova

Editais do exame com prevenções à covid-19 foram publicados na edição desta sexta (31) do Diário Oficial da União

Correio Braziliense
postado em 31/07/2020 18:06
Os candidatos do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá no início de 2021, precisarão obrigatoriamente usar máscaras nos locais de aplicação da prova, desde a entrada até a saída, tanto na prova impressa quanto na digital. É o que diz a retificação do edital do exame, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta (31). 

Publicação do edital feita na edição desta sexta (31) no diário oficialDe acordo com o edital, os participantes poderão levar máscara reserva para trocar durante a aplicação da prova. Serão eliminados os que não estiverem usando ou se recusarem a usar a máscara. O uso não será obrigatório à pessoas com autismo, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam o uso adequado.

Além do uso de máscaras, o edital também cita o respeito ao distanciamento no momento que o estudante se apresentar para fazer a prova.

“Comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção à Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação", diz o trecho do edital. 

Além desta alteração, as novas datas que ocorrerão as aplicações do Enem foram incluídas ao edital. Em vez de novembro, como estava previsto antes da pandemia, a prova será feita em janeiro e fevereiro, com resultados divulgados em março. De modo geral, 5,8 milhões de pessoas participarão do próximo exame. Destes, 96 mil farão a prova digital.


Participantes comentam sobre a medida

Participantes que não seguirem a recomendação do edital serão eliminados do exameOs candidatos ao Enem 2020 dividem opiniões com relação ao uso obrigatório da máscara no dia da prova. Brunno de Oliveira, 20 anos, comenta que o adereço é indispensável, mas, por outro lado, o cuidado dos fiscais precisará ser dobrado, tendo em vista as tentativas de cola de alguns participantes.

Em contrapartida, Vitória Batista, 15 anos, não se mostrou completamente a favor da decisão: “Como os alunos irão tomar água e comer durante a prova?”, aponta a estudante.

Está permitido que o estudante retire a máscara, seguindo todas as recomendações de manuseio, apenas no momento que for fazer a identificação, antes de entrar na sala. Acompanhantes de lactantes também deverão usar o acessório o tempo todo.
 
*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags