Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar, nesta sexta-feira (31/7), que os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão que usar máscaras, os estudantes usaram as redes sociais para demonstrar descontentamento com a medida.
No Twitter, a hashtag #cancelaenem chegou ao topo dos assuntos mais comentados na rede. Os candidatos demonstraram descontentamento, porque, segundo eles, a obrigatoriedade da máscara mostra que a pandemia não estará controlada até a data da prova e que haverá risco de contaminação.
Veja as reações
Pelo amor de Deus mano, 5h30 de máscara sem poder tirar pra comer nem beber água?
%u2014 Henrique (@henriquedoretto)
Se eu pegar corona fazendo o enem e todos esses meses em casa for atoa eu juro que vou na sede do inep e taco fogo em tudo
%u2014 web divo vitor (@Vitor_h19)
minha amiga me enviou esse vÃdeo!! GENTE???????? mesmo de máscara, vc tem chances de contrair o vÃrus.
%u2014 #CANCELAENEM (@rclqlqr)
toda vez que eu vejo alguém que é contra cancelar o ano letivo, o enem ou algo do que pediram para cancelar esse ano, só consigo imaginar a pessoa assim:
%u2014 (%uD83D%uDCDA | %uD835%uDC12%uD835%uDC2E%uD835%uDC1C%uD835%uDC21 %uD835%uDC1A %uD835%uDC0F%uD835%uDC28%uD835%uDC2C%uD835%uDC1E%uD835%uDC2B) (@evrythingsck)
Se não tiver vacina até o dia do enem. Eu perco 90 reais, mas não faço a prova!
%u2014 Bruno Litcanov %u2728 (@brunolsoficial)
O Enem 2020 foi adiado para janeiro devido à pandemia do novo coronavírus. Em consulta pública feita pelo Ministério da Educação (MEC), porém, os estudantes tinham escolhido que a nova data fosse só em maio.
O edital da prova foi publicado nesta sexta-feira (31/7) no Diário Oficial da União (DOU). Além do uso obrigatório de máscaras durante as cinco horas de prova, o edital trás recomendações sobre distanciamento social durante a prova.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.