postado em 04/07/2012 19:17
Muitos estudantes de ensino médio sonham em estudar na Universidade de Brasília (UnB). A maioria deles, porém, nunca pisaram lá. É por isso que a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) oferece um tour cultural pela UnB para turmas de 1;, 2; e 3; séries do ensino médio. Hoje, foi a vez de 44 alunos do Colégio Projeção de Taguatinga conheceram o câmpus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, apesar da greve dos professores e dos servidores. O passeio começou na Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC). Os estudantes caminharam por corredores subterrâneos e conheceram o acervo de figurino e cenário dos estudantes de artes. De lá, eles caminharam até o Instituto de Artes (IDA) para uma oficina de jogos teatrais. Depois assistiram o primeiro curta-metragem do diretor Orson Welles e fizeram um debate motivacional. Durante toda a caminhada, eles receberam informações sobre oportunidades oferecidas pela UnB, nas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão, como as bolsas para monitoria e Programa de Iniciação Científica.
Ana Gabriella tem 15 anos e admite que não gosta de estudar: ;Não gosto muito de estudar. Não sei se sou uma bola aluna", revela. Ela não faz questão de estudar na UnB, mas a mãe e o pai sonham com o ingresso dela na instituição. ;Gosto de moda, cinema e teatro, mas ainda não sei que curso vou fazer de faculdade;, conta.
Leonardo Mendes,15, já tinha vindo à UnB. ; O câmpus tem gente de todo tipo, é legal vir aqui e encontrar pessoas tão diferentes;. O plano de vida de Leonardo é ser jogador de basquete profissional. ;Já joguei em campeonatos como o do Sesc, onde faço parte do time. Também jogo basquete na escola;, diz. Uma das coisas que ele acha interessante sobre a UnB é a possibilidade de cursar matérias de vários departamentos: ;Por exemplo, se um médico cursou uma matéria de engenharia talvez ele consiga consertar um equipamento quebrado. É muito útil ter conhecimento em várias áreas;.
Geovana Farago, 15 , está se preparando para o PAS. ;Quero fazer psicologia porque gosto de ajudar e ouvir as pessoas. Ao mesmo tempo que estudo para as provas da escola, me preparo para o PAS;, conta. Ela gostou da experiência do tour: ;Achei legal para ter uma noção de como é estudar aqui, enquanto ainda estou na escola;.
Davi Wilson Maia, 15, sonha em estudar medicina na UnB ou na Escs (Escola Superior de Ciências da Saúde). ;Já quis fazer outras coisas antes e até posso mudar de escolha depois, mas, por enquanto, quero fazer medicina. Achei muito legal vir nesse tour para conhecer o que tem na UnB antes mesmo de estudar aqui;.
Leonardo, Ana Gabriella, Davi e Geovana gostaram muito de conhecer a Universidade
A escola Projeção tem cerca de 200 alunos na 1; série, mas só 44 participaram do passeio por causa da limitação de número de alunos imposta pelo programa Tour cultural. ;Foi disputado para vir pra cá, tivemos que fazer sorteio;, explica Thaís Meira, psicóloga e orientadora vocacional dos alunos. Ela acha que o tour é uma ótima chance de despertar o interesse dos estudantes para se prepararem para o vestibular e para o Programa de Avaliação Seriada (PAS).