Ensino_EducacaoBasica

Estudantes discutem reforma política com parlamentares

Adolescentes de escolas de Brasília vão apresentar reflexões sobre a necessidade de uma reforma política que fortaleça os mecanismos de participação popular.

postado em 22/08/2012 09:56
Adolescentes de várias escolas do Distrito Federal vão participar hoje de café da manhã com deputados da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular. O encontro, que contará com a presença da coordenadora da frente, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), e com o relator da , deputado Henrique Fontana (PT-RS), será realizado em instantes no restaurante do anexo 3 da Câmara dos Deputados.

Os estudantes vão apresentar suas reflexões sobre a necessidade de uma reforma política que fortaleça os mecanismos de participação popular, além de fazer uma entrega simbólica das assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a Reforma do Sistema Político.

O do deputado Fontana ainda não foi votado pela comissão especial.


Mobilização

Essa é a terceira ação da Mobilização Popular em apoio à Reforma Política, atividade que visa contribuir para o projeto de iniciativa popular, que foi elaborado com a participação da sociedade e está sob a responsabilidade da , rede que agrega várias organizações da sociedade civil que defendem uma profunda reforma no sistema político vigente.


Os estudantes que vão participar do encontro (todos integrantes do projeto Onda: adolescentes em movimento pelos direitos) participaram de oficinas sobre reforma política, onde discutiram temas como: financiamento público de campanha; lista preordenada e relação com a sub-representação no Parlamento; democracia direta; e fim dos privilégios parlamentares. Nesse evento, os adolescentes também tiveram a oportunidade de produzir vídeo, charges e painéis de grafites sobre a reforma política.


Além disso, durante uma semana, os estudantes participaram da mobilização em escolas do DF de várias regiões. Eles já coletaram mais de 600 assinaturas para a proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

Agência Câmara

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação