Ensino_EducacaoBasica

I Seminário de Alimentação Escolar movimenta a SEDF

Iniciativa tem como objetivo promover a formação dos profissionais que lidam com a alimentação escolar no âmbito da SEDF, como os nutricionistas e gerentes

postado em 29/08/2012 18:26

Nesta quarta-feira (29) teve início o I Seminário de Alimentação Escolar. O evento reúne nutricionistas, gerentes e subsecretários da Secretaria de Educação do DF com o objetivo de discutir os avanços e desafios da educação alimentar e nutricional. ;Este seminário é um começo. Queremos fazer um planejamento com a participação de todos os profissionais envolvidos: nutricionistas, gerentes das regionais de infraestrutura e apoio educacional (GRIAEs) e orientadores. Vamos debater também determinados temas da alimentação escolar com os novos gestores das escolas públicas do DF, que serão nomeados;, explicou a coordenadora de Alimentação Escolar da SEDF, Eliene Ferreira de Sousa.

A secretária adjunta da SEDF, Maria Luiza Fonseca do Valle, reiterou o compromisso do Governo do Distrito Federal em propiciar educação pública gratuita, democrática e de qualidade. ;O desafio é grande, mas já temos avanços. Temos adquirido alimentos da agricultura familiar, buscamos uma adequação do armazenamento central e os depósitos de 140 unidades escolares serão reformados. O intuito é oferecer um ambiente adequado para os estoques e alimentação apropriada. Também foram nomeados mais 35 nutricionistas para a rede pública de ensino;, salientou a professora.

Dentre os nutricionistas, Marcos Paulo Lopes, destacou a importância das novas contratações. ;Fui nomeado recentemente e o DF conta com muitas unidades educacionais. É preciso nomear profissionais que saibam lidar com a alimentação escolar;, enfatizou o nutricionista.

A coordenadora geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Albaneide Peixinho, fez uma palestra para apresentar o Programa. ;Somos referência para as Nações Unidas quanto à alimentação escolar. Precisamos discutir qual o papel dos alimentos no desenvolvimento escolar do educando. Não se trata apenas de oferta de refeições, as ações de educação alimentar e nutricional estimulam hábitos saudáveis e previnem doenças;, afirmou.

O seminário está sendo realizado na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) e contou também com a presença da subsecretária de Educação Básica, Sandra Zita e outras autoridades. Confira a programação vespertina desta quarta e as atividades que serão realizadas amanhã (30):

29 de agosto ; Turno vespertino

Horário



Atividades



14h


Apresentação do Programa de Alimentação Escolar ; DF

15h30


Discussão sobre o PAE-DF

16h


Definição de metas para 2013

16h30


Discussão

17h


Encerramento das atividades
30 de agosto ; Turno matutino

9h


Elaboração de cardápio

10h


Plano de Distribuição de Gêneros alimentícios ; PDGA

11h


Plano de Distribuição de Gêneros perecíveis ; PDGP

12h


Intervalo para almoço

14h


Instrumentos de controle de qualidade
30 de agosto ; Turno vespertino

15h


Ficha de supervisão

16h


Dúvidas e sugestões

17h


Encerramento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação