Diário de Pernambuco
postado em 05/09/2012 09:52
Os trabalhadores da rede estadual de ensino realizam uma greve de advertência nesta quarta-feira, deixando sem aulas cerca de 900 mil estudantes. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) a paralisação é uma forma de reivindicar o destino dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, além de fixação da jornada de trabalho, manutenção da Lei do Piso Salarial e Plano Nacional de Educação (PNE).
Os grevistas realizam hoje um ato de protesto em frente ao Centro de Convenções do Estado, onde funciona provispriamente a sede do governo de Pernambuco. Durante a manifestação serão distribuídos panfletos enquanto os profissionais de educação vão esclarecer o motivo da paralisação.
A atividade faz parte da VI Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, que acontece em Brasília e conta com a participação de 120 pernambucanos. Este ano, a marcha traz o tema: Independência é educação de qualidade e deve reunir cerca de cinco mil trabalhadores em educação de todo o país, representando os 43 sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).