Ensino_EducacaoBasica

Brasil vence Olimpíada Ibero-americana de matemática na Bolívia

postado em 08/10/2012 19:13

Quatro estudantes brasileiros de ensino médio conquistaram o primeiro lugar geral na 27; Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), que aconteceu entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro na cidade de Cochabamba, na Bolívia. Com a conquista, o Brasil fecha com medalhas de ouro as participações nas competições ibero-americanas deste ano, vencendo tanto o nível médio quanto o universitário da competição.

A equipe brasileira formada pelos estudantes Rafael Kazuhiro Miyazaki e Rodrigo Sanches Ângelo, ambos de São Paulo (SP), conquistaram as medalhas de ouro com pontuação máxima (42 pontos), enquanto Franco Matheus de Alencar Severo, do Rio de Janeiro (RJ) e André Macieira Braga Costa, de Belo Horizonte (MG), conquistaram as medalhas de prata com 35 e 31 pontos, respectivamente.

Com esse resultado o Brasil ficou com a primeira posição na classificação geral por países, com 150 pontos, seguido pela equipe de Portugal, 136 pontos. Os brasileiros disputaram as medalhas com estudantes de 18 países ibero-americanos.

[SAIBAMAIS]As provas foram realizadas individualmente nos dias 2 e 3 de outubro e abrangeram problemas das disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Foram três problemas por dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia. As questões foram selecionadas por um comitê internacional que teve como base os problemas propostos pelos países participantes. A resolução das questões apresentadas exige criatividade, engenho e habilidade em matemática.

A participação do Brasil

O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, ano em que o país iniciou a participação no evento, os representantes brasileiros conquistaram um total de 97 medalhas, sendo 50 de ouro, 36 de prata e 11 de bronze.

A participação brasileira na Olimpíada Ibero-americana é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática, projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Sobre a OIM

A Olimpíada Iberoamericana de matemática é uma iniciativa realizada com a colaboração dos Ministérios de E ducação Ibero-americanos e da Sociedades de Matemática junto a um importante grupo de professores e alunos. Os objetivos principais do evento são fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade ibero-americana, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os países participantes. Em 2013 o evento será realizado no Panamá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação