Ensino_EducacaoBasica

Brasileiros levam ouro e prata na Olimpíada Ibero-americana de Química

postado em 15/10/2012 20:15
Quatro estudantes brasileiros foram premiados com medalhas de ouro e de prata na 17; Olimpíada Ibero-americana de Química realizada em Santa Fé, Argentina. Três deles são do nordeste brasileiro.

Os vencedores das medalhas de ouro foram os estudantes Daniel Arjona de Andrade Hara, do Colégio Objetivo (São Paulo), e Vitória Nunes Medeiros, do Colégio Farias Brito (Ceará). As medalhas de prata ficaram com os cearenses Gabriel Matheus Viana Pinheiro, do Colégio Master e Ramon Santos Gonçalves da Silva, do Colégio Ari de Sa.

;Ficamos muito satisfeitos com o resultado, foi uma grande conquista que refletiu todo o esforço desses estudantes e de seus professores;, afirma Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional Olimpíadas de Química e responsável pela seleção dos estudantes que representam o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Química. Para o profissional, a colocação do país confirma a posição de vanguarda dentre as nações da comunidade ibero-americana.

Disputa
Os estudantes brasileiros disputaram a Olimpíada com alunos de outros 16 países. Em julho deste ano, os quatro alunos também foram destaques na 44; Olimpíada Internacional de Química (IChO- International Chemistry Olympiad), realizada nos Estados Unidos. Da competição, eles trouxeram uma medalha de prata e três de bronze.

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), Martim Penna, a Olimpíada Iber-americana é importante na interação da indústria com o estudante, com a academia e com vários outros agentes da sociedade.

A primeira edição da Olimpíada Internacional de Química ocorreu em 1968, na então Checoslováquia. Anos mais tarde, em 1986, a iniciativa ganhou adesão no Brasil. Já a Olimpíada Ibero-americana iniciou as competições em 1995, na Argentina.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação