Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Acelerar para passar de ano

Faltam dois meses até o fim das aulas nas redes pública e particular de ensino e alguns alunos já temem a recuperação ou, pior ainda, a repetência. Ainda dá tempo de reverter esse quadro por meio de planejamento, disciplina e apoio familiar

Aulas de reforço, cronograma de estudos e fim das horas em frente ao videogame ou ao computador. Faltam dois meses para o fim do ano letivo e é tempo de garantir boas notas para passar de ano. Ainda é possível reverter o quadro por meio de dedicação, disciplina e perseverança, além do apoio dos pais. As aulas nas escolas públicas terminam em 20 de dezembro e, na rede particular, em torno do dia 15.
Todo o esforço deve ser aliado ao modo correto de estudar, que vai depender do perfil de cada estudante. O primeiro passo é observar se o aluno assimila melhor o conteúdo por meio do estudo em grupo ou separadamente, ao ler apostilas ou fazer exercícios. Um professor particular vale a pena para sanar as dúvidas e ajudar no aprendizado, mas se o ambiente de casa provocar dispersão, o ideal é optar pelo estudo em locais para esse fim. ;O computador é o maior inimigo daqueles que estudam;, decreta a psicopedagoga Francisca Rios.

Estabelecer um cronograma é outro passo importante para recuperar as notas. É preciso programar horário para estudar, se divertir e descansar. Depois de sofrer com duas recuperações, ver os amigos entrarem de férias e ter que continuar a estudar, Thierry Vasconcelos, 13 anos, mudou a rotina completamente. ;Antes, não prestava atenção no que o professor falava e não fazia os deveres. Fiquei de recuperação em matemática por dois anos seguidos e desta vez isso não vai se repetir;, garantiu o aluno do 8; ano.

A mãe do adolescente, Renilda Vasconcelos, 44 anos, tentou dois professores particulares, porém, só após descobrir o melhor método de aprendizado para ele, conseguiu ver mudanças nas notas do estudante do 8; ano. ;Em casa, ele ficava disperso. Procurei uma instituição específica para trabalhar as dificuldades dele e funcionou;, relatou.

Thierry deixou de ter notas baixas em matemática, mas ainda precisa recuperar o desempenho em artes. ;Vou estudar. Antes, quando não gostava de uma matéria deixava de lado. Agora, procuro entender, pergunto ao professor e tenho meus horários para estudar cada disciplina. Isso ajuda;, disse.

Os horários dele foram estipulados por uma psicopedagoga, com a mãe, após avaliar as facilidades e deficiências do jovem. ;Os pais são peça fundamental nesse avanço. Eles precisam participar, observar as dificuldades dos filhos para podermos traçar o melhor método de recuperar o tempo perdido. Ninguém começa a estudar aqui no Intelecto antes de passar por esse tipo de ;consulta;;, ressaltou Francisca.

Segundo ela, as dificuldades podem estar em lacunas de alunos que vieram de escolas com um nível de exigência menor e não conseguiram acompanhar a nova rotina ou podem ir mais além. É necessário avaliar se há algum transtorno, hiperatividade, deficit de atenção ou outro problema que dificulte o aprendizado.

Plantões de dúvidas

A maioria das instituições de ensino faz um trabalho diferenciado. Elas acompanham as médias nas disciplinas e orientam o melhor cronograma a ser respeitado para conseguir recuperar o conteúdo nos últimos dois meses de aula. A dica é recorrer a plantões de dúvidas, professores particulares, atividades extras e programas de exercícios.

Aluno do La Salle, no Núcleo Bandeirante, Lucas Diniz Valentim segue à risca o que a orientadora pedagógica indicou. Estudante do 1; ano do ensino médio traça um esquema para o fim do ano. ;Tenho muita dificuldade nas exatas. Em matemática, pelas somas que fiz, já estou de recuperação. Vou tentar ficar pelo menor número de pontos possíveis. Física ainda dá para passar;, calculou.

Junto da mãe do rapaz, a orientadora da escola estipulou dias e horários para ele estudar cada disciplina em casa, e entregou um calendário com plantões de dúvida. ;É só ter disciplina. Gosto de estudar no meu quarto. Acho que funciona melhor. Fui reprovado uma vez no 9; ano tendo aula com professor particular. Agora mudei de tática;, relatou Lucas.

Pressão
O papel dos pais é fundamental em todo o processo, mas pressão demais pode atrapalhar os estudantes, que já precisam pensar em como recuperar notas baixas, passar de ano, não ficar para trás em relação aos amigos. A paciência e o companheirismo nessas horas são essenciais. ;É necessário olhar a agenda do filho, entender as dificuldades e participar;, recomenda o presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa), Luis Claudio Megiorin. Para ele, o acompanhamento dos deveres de casa e do desempenho desde o começo pode evitar a correria no fim do ano. ;O tempo, às vezes, é curto para recuperar tudo;, concluiu.

Orientações

; Tempo de estudo
É imprescindível que o aluno se organize para ter, pelo menos, quatro horas de estudo por dia. No fim de semana, é preciso um tempo livre para lazer, mas são necessárias duas horas de estudo no sábado e domingo.

; Ajuda
Se os pais não podem ajudar com o conteúdo, contratar um professor particular ou procurar instituições especializadas em auxiliar no aprendizado. Recorrer a colegas que têm maior facilidade em determinada matéria também pode ser uma opção.

; Rotina
Em casa, é preciso ter um lugar calmo para estudar, um ambiente silencioso e sem tentações (televisão, computador, telefone e geladeira).


; Organização
Numere em um quadro os horários de estudo. É importante estudar todos os dias, fazendo um revezamento das disciplinas.

; Método
Existem alunos que assimilam melhor o conteúdo ao escrever resumos, outros ao sublinhar o texto com canetas coloridas. Trabalhar com exercícios e com repetição de atividades pode ser outra opção.

; Atenção
Se o aluno aprende na escola, pode reler a matéria e fazer exercícios em casa. Se alguma dúvida surgir, o professor pode resolver durante a aula. O estudante não deve ter vergonha de perguntar.

; Profissionais
Um acompanhamento com pedagogos ou psicopedagogos pode ajudar a reconhecer qual a dificuldade do aluno.

O que não fazer

; Computador
Se o estudante é apaixonado por computador é importante que o uso dele não ultrapasse uma hora por dia e que não seja usado à noite ; para não acelerar o cérebro. É necessário descansar para assimilar o conteúdo.

; Acumular matéria
Estudar um pouco todos os dias é um ótimo começo. Não é recomendável deixar a matéria acumular. Com a proximidade das provas, o aluno fica mais ansioso e diminui a capacidade de aprendizado.

; Pressão
Os pais não devem dizer que não acreditam nos filhos nem usar xingamentos como burro, incapaz ou dizer que a situação está caótica, que ele não passará de ano. O ideal é incentivar, ter paciência e dar apoio.

; Permissividade
É necessário estabelecer limites. Ter regras para brincar e para estudar. Os pais devem ajudar a delimitar o horário do computador e das brincadeiras.

; Recompensa
Deve ser feita com moderação. O aluno deve ter a consciência de que estudar é importante, um objetivo de vida. Os pais podem condicionar um presente a uma boa nota em certas ocasiões, mas é preciso deixar claro que o maior estímulo é passar de ano.

Fonte: psicopedagoga Francisca Rios