;A; é para a aratinga", uma espécie de ave comum no cerrado brasileiro. É desse jeito que começa o livro didático "ABC dos animais", selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para ajudar a alfabetizar meninos e meninas até oito anos em todo o país a partir do ano que vem. E se a vogal "E" é para elefante, a letra serve também para escrever educação, principalmente a educação das crianças brasileiras.
Assim, ";I; é para iguana. As iguanas são interessantes e irresistíveis. As imagens das iguanas são incríveis", ensina o material.
O material foi selecionado pelo MEC para integrar o anunciado nesta quinta-feira (8/11) pelo MEC. A autora Renata Artiga explica que a associação entre animais e crianças é direta. "O livro é rico em imagens, é colorido, e tem animais de todo o tipo, que dispertam a curiosidade de toda criança", decreve Renata.
O livro também indica a qual classe pertencem os animais -- se são anfíbios, répteis, aves, mamíferos, peixes --, a região no mundo onde encontrá-los e, ainda, ensina à criança o alfabeto manual de sinais. "O conteúdo lúdico é importante, mas sem esquecer o didático", explica a autora. Dá para aprender de A a Z lições de ciências, geografia e português de maneira divertida e didática.
"As crianças adoram. Meu termômetro foi o meu filho que, na época em que eu estava preparando o conteúdo do livro, tinha 5 anos. Ele ficava me dizendo se estava bom, ou se estava ruim", lembra Renata.
O livro foi selecionado como uma obra complementar de alfabetização pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Programa Nacional do Livro Didático. O MEC prevê para 2013 a distribuição de 26,5 milhões de livros didáticos e 17,3 milhões de livros paradidáticos, entre outras obras. Mais de 90 mil exemplares do "ABC do livro" vão ser distribuídos em toda a rede pública de ensino. O "ABC do livro" faz parte da coleção "Animais e Sonhos", da Editora 1.
No site é possivel conhecer melhor toda a coleção.