Ensino_EducacaoBasica

Estudante brasiliense é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

postado em 07/12/2012 20:02

A estudante Andressa Monteiro da Silva e a professora Rosangela de Aquino concorrem à medalha de ouro da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Meu recanto. Esse é o título de um dos 38 poemas finalistas da 3; Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A autora é Andressa Monteiro da Silva, 12 anos, estudante do 6; ano do Centro de Ensino Fundamental 802 do Recanto das Emas (CEF 802). Ela homenageou a cidade natal e concorre pela medalha de ouro na competição. A professora da estudante, Rosangela de Aquino, também foi classificada para a premiação final.

Foram mais de 90 mil inscrições de professores e mais de 40 mil escolas disputando as medalhas. O anúncio dos vencedores será segunda-feira, 10 de dezembro, em Brasília. São esperadas cerca de 700 pessoas no evento, que escolherá cinco ganhadores para cada uma das quatro categorias da Olimpíada: poemas, crônicas, memórias literárias e artigo de opinião.

Como premiação, os estudantes que levarem os títulos receberão notebooks e as escolas ganharão, além de computadores, livros para a biblioteca.

Trabalho árduo
A professpra que auxiliou Andressa, Rosangela de Aquino, explica que para chegar à final, o trabalho com os alunos foi longo, mas muitro proveitoso. Em sala de aula, 16 oficinas de redação auxiliaram os estudantes do CEF 802 a despertarem a sensibilidade, resgatarem os conhecimentos sobre poemas e criarem textos coletivos e individuais. ;À medida que eles iam criando eu ia sugerindo opções, mas sem interferir na originalidade dos alunos;, afirma.

Com Andressa não foi diferente, Rosangela ajudou a aluna e diz estar orgulhosa da aluna. ;Atuei como co-autora da produção, mas não modifiquei o texto. É tudo dela;, garante.

Homenagem
Como inspiração do poema finalista, Andressa fez um esforço pessoal de pesquisa e imaginação. Ela homenageou a cidade do Recanto das Emas, local onde nasceu e mora. ;Muita coisa eu tirei da minha cabeça, mas fui inspirada pela s belezeas da minha cidade ".

Nas estrofes, ela conta a história de criação da cidade, faz comparações com a vida das ruas antigamente e nos dias atuais, explica porquê a cidade foi batizada com esse nome e, acima de tudo, cita as belezas que ela adora desde pequena. ;Fui criando, pesquisando, imaginando. Foi ótimo escrever e ver o resultado. Estou muito orgulhosa;, explica.

É a primeira vez que a estudante participa de campeonatos como esse. Mas a experiência já trouxe frutos além da expectativa da premiação. Ano que vem, Andressa quer estudar e participar de campeonatos de matemática, além de se preparar para outros concursos de português. ;Gostei muito de participar e estou com expectativas altas. Acredito que tenho chances de ganhar, mas já está sendo ótimo só participar;, afirma.
Neurenice Monteiro dos Reis, mãe de Andressa, escutou o poema pela voz da menina. Orgulhosa, a mãe não se contém: ;Estou feliz demais, sem chão e ansiosa. Mas sei que ela vai ganhar!”, torce.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação