Ensino_EducacaoBasica

Evento em Belém começa com grande participação

postado em 13/12/2012 18:09

Ao abrir, ontem, 11/12, o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2012, em Belém (PA), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, destacou a importância do Censo Escolar como alicerce e ferramenta para as grandes mudanças. Segundo Costa, o censo representa para o Brasil o que diversos avanços representaram para o mundo. " O Censo trouxe a tona a grande mudança que foi a vontade de se avaliar", disse, acrescentando que o Censo da Educação Básica, maior levantamento estatístico da educação brasileira, é o espelho da realidade do país em termos educacionais.

Envolvendo todas as modalidades de ensino, os dados do Censo Escolar compõem um quadro detalhado de alunos, professores, escolas e redes, nas três esferas de governo. "É difícil falar em estatísticas quando cada criança, cada jovem e cada professor importam muito em todo o sistema. Cada vez mais precisamos de informações exatas para poder eleger as políticas públicas adequadas a cada situação especifica", frisou Costa, informando que, pelos cálculos do Inep, o Censo da Educação Básica foi capaz de economizar R$ 1,5 bilhão aos cofres do país, só por direcionar os recursos certos para a realidade das escolas.

Com quase 400 participantes, o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2012 teve, na mesa de abertura, a presença do secretário de Educação do Pará, Cláudio Ribeiro, e a secretária de Educação de Belém, Terezinha Gueiros, além do diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Moreno, e da coordenadora-geral do Censo, Célia Gedeon, do Inep. A solenidade da noite de ontem, no auditório do centro de convenções Hangar, teve ainda a apresentação do Balé Folclórico da Amazônia.

O diretor Carlos Moreno fez palestra hoje, 12/12, abordando o tema "Resultados do Ideb 2011". Ele lembrou que "um bom sistema de indicadores permite a avaliação fundamentada das escolas e dos sistemas educacionais" e destacou que "assim os beneficiários podem cobrar explicações dos responsáveis pelas políticas públicas". O Encontro continua até sexta-feira, 14, com representantes das coordenações estaduais e municipais de todo o Brasil, das reginais de ensino, de escolas e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Foram entregues placas de homenagem aos coordenadores estaduais do Censo Escolar, em comemoração aos 15 anos de parceria na realização do Censo. Nesse trabalho, como destacou Moreno, "os grandes protagonistas são os servidores públicos, cabendo ao Inep o papel de indutor do processo".

Assessoria de Comunicação do Inep

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação