postado em 21/02/2013 09:50
Ao ingressar na Escola Municipal Henrique Castriciano, em Natal, Rio Grande do Norte, no início de 2012, a professora Danielle de Andrade Queiroz começou a lecionar a duas turmas de quarto ano do ensino fundamental marcadas pela indisciplina e pelo desrespeito com professores e colegas. As dificuldades geradas pelo mau comportamento e brigas constantes motivaram a professora a criar o projeto Queremos Respeito; Portanto, Respeitamos o Outro, um dos ganhadores da sexta edição do Prêmio Professores do Brasil.Cada atitude desrespeitosa levava Danielle a estimular a reflexão entre os estudantes para fazê-los perceber como se sentiriam se as posições se invertessem e alguém fizesse a eles aquilo que estavam fazendo. Como os alunos não se tratavam pelos nomes próprios, somente por apelidos, geralmente pejorativos, a professora começou a trabalhar com essa questão, com dinâmicas na sala de aula.
A partir dessas reflexões iniciais, o projeto pedagógico foi crescendo e tomando dimensão mais ampla. Como os estudantes tinham grande déficit de aprendizagem, Danielle resolveu unir o projeto sobre o respeito a um outro, de literatura, o Era uma Vez Dois e Três. Assim, criou um espaço literário na sala de aula. ;Uma malinha literária era levada para o intervalo e podia ser usada também por estudantes de outras turmas;, afirma a professora. ;Isso acabou criando laços afetivos entre eles.;
Antes da leitura e da escrita, foi desenvolvida a questão da afetividade. ;Quando eles alegavam não conseguir fazer alguma coisa, eu dizia: ;Conseguem! Vocês são inteligentes e têm capacidade;, e ia elevando a autoestima deles.; Assim, Danielle conseguiu o que sempre procurou. Ou seja, estabelecer laços afetivos e inseri-los no dia a dia dos estudantes. ;Eles começaram a ter amizade e união entre si;, destaca.
Livros ; Com o sucesso do trabalho, os alunos de Danielle passaram a ser convidados para organizar eventos na escola, ministrar seminários em outras turmas ou simplesmente conversar com os demais estudantes. ;Eles começaram a se achar importantes;, assinala a professora. Segundo ela, a maior vitória foi a publicação de dois livros, elaborados totalmente pelos alunos ; Paz na Escola, por um Mundo Melhor e Victor, o Menino que Queria Ser Respeitado. ;Foi um trabalho coletivo, realizado durante o ano todo.;
Além disso, alguns alunos passaram a realizar trabalhos independentes, como livros de histórias e de poesias. ;Com o projeto, criamos escritores e conseguimos coisas que nem imaginávamos;, ressalta a professora, que admite surpresa com o trabalho desenvolvido pelos estudantes a partir do tema drogas. ;Apresentei um desafio, e eles conseguiram superá-lo;, destaca. ;Criaram histórias e depois as dramatizaram.;
Em 2013, Danielle assume novas funções. Há 15 anos no magistério, com formação em pedagogia e especialização em educação infantil e em psicopedagogia, ela será gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Fernanda Jales.